Mais 50 professores dos municípios de Arapoti, Sengés, Piraí do Sul, Ortigueira e Jaguariaíva participaram, nesta quinta-feira (10), da segunda etapa de capacitação do Projeto Turismo na Escola, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a Adetur Campos Gerais. O evento foi realizado em Jaguariaíva com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação de Ponta Grossa e Wenceslau Braz, além das prefeituras municipais.
A ação faz parte de uma iniciativa que busca aproximar alunos das riquezas e potencialidades turísticas das suas próprias cidades. O projeto incentiva os educadores a trabalharem, de forma pedagógica e lúdica, o senso de pertencimento, valorização da cultura local e orgulho regional.
Com o apoio técnico da Adetur Campos Gerais, a proposta contempla 11 municípios da região que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro:
Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Sengés e Tibagi.
A primeira etapa da capacitação aconteceu em 25 de março, em Ponta Grossa, reunindo outros 90 educadores. Agora, com a formação da segunda turma, o projeto já capacitou mais de 140 professores, ampliando o alcance da educação turística na região.
Educação aliada ao turismo
De acordo com a Adetur, a proposta é inserir o turismo como ferramenta de educação cidadã, fortalecendo vínculos entre os estudantes e os atrativos turísticos locais. Os professores recebem materiais de apoio, instruções didáticas e participam de oficinas práticas que envolvem a realidade das comunidades escolares.
Leia também: Imbituva vai ganhar Hospital Municipal com investimento de R$ 25 milhões do Governo do Paraná