Política Ponta Grossa

PROLAR pode ser extinta em Ponta Grossa

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/1af47412c8653ad769416790178bff82.jpg
Através de um Projeto de Lei, de iniciativa da Prefeitura Municipal, a PROLAR, entidade que executa a política municipal de habitação da cidade, será extinta.
São quase 20 mil famílias que aguardam um imóvel subsidiado, através da PROLAR, e elas sofrerão com o desmonte assinado pela Prefeita de Ponta Grossa, que agora segue para análise da Câmara Municipal.
O Governo Municipal apresentou tal projeto sem mesmo realizar audiências públicas ou deliberação social, próximo ao fim do encerramento do período legislativo a prefeitura encaminhou o projeto para apreciação dos vereadores.
A PROLAR, com 32 anos de história, atendeu cerca de 20 mil famílias. A moradia é um direito social, previsto no rol do art. 6º da Constituição de 1988. A supressão de pasta que trate da habitação é um desmonte que inexiste em cidades de médio porte do país.
O projeto de lei encaminhado à Câmara tramita nas comissões da Casa, se aprovado pelas comissões o PL segue para votação dos vereadores, que pode ocorrer em sessão ordinária, porém se não houver tempo hábil para votação do projeto e o Poder Executivo solicite aos vereadores que a votação para a extinção da PROLAR ocorra ainda em 2021, os vereadores podem convocar uma sessão extraordinária durante o período de recesso de final de ano.
A PROLAR detém 6 milhões de reais em caixa, dezenas de projetos em andamento, sendo que em 2021, mesmo frente à crise econômica, 300 lotes foram comercializados (mais do que nos últimos 8 anos).
Também no ano de 2021, a PROLAR denunciou ao Ministério Público e ao GAECO práticas, em tese ilícitas, por parte da gestão anterior, que afetaram atores importantes da cidade e balançaram o cenário político-partidário municipal.

A decisão da extinção ou não do órgão cabe aos vereadores do município, durante as apreciações ocorridas no corrente ano, observou-se que em sua maioria os projetos encaminhados pela Prefeitura foram aprovados pela maioria dos vereadores, situação que gera preocupação em quem defende a manutenção da PROLAR em Ponta Grossa.
[RELACIONADAS]

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14)