Economia

Queda na produção de cacau eleva preços do chocolate; Páscoa cara

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Apesar desses desafios significativos no setor cacaueiro brasileiro e mundial, especialistas acreditam que existe potencial para aumentar a produção nacional

O mercado de chocolate brasileiro se prepara para uma Páscoa marcada por desafios, com uma expectativa de redução na produção de ovos de chocolate. Este ano, a fabricação deve totalizar cerca de 45 milhões de unidades, refletindo uma queda de 22,4% em comparação com os 58 milhões produzidos em 2023, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

A situação global do cacau também se apresenta preocupante, com um déficit na produção pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com Anna Paula Losi, presidente-executiva da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), os países produtores estão enfrentando dificuldades para suprir o consumo interno. Desde a safra 2021/2022, foram perdidas 758 mil toneladas de cacau, segundo a Organização Internacional do Cacau (ICCO).

Embora o Brasil represente cerca de 4% da produção mundial de cacau, não consegue atender sua própria demanda. Em 2023, o país necessitou de aproximadamente 229 mil toneladas do fruto, mas a colheita foi limitada a apenas 179.431 toneladas, resultando em uma queda significativa de 18,5% em relação ao ano anterior.

A retração no volume moído também é notável; enquanto em 2023 foram processadas 253 mil toneladas, esse número deve diminuir este ano devido à queda na demanda provocada pelo aumento dos preços do chocolate. Francisco Queiroz, analista da consultoria Agro do Itaú BBA, destaca que a indústria tem adotado estratégias como a diminuição do tamanho das barras e o lançamento de novos produtos para atrair consumidores.

Na perspectiva para a Páscoa deste ano, os preços do chocolate já estão mais elevados. Nos últimos 12 meses até janeiro, o preço dos chocolates em barra e bombons aumentou em média 16,53%, enquanto o chocolate em pó subiu 12,49%, conforme indicado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Daniel Roque, vice-presidente da Cacau Show, afirmou que os produtos para esta Páscoa não sofrerão redução no tamanho. Segundo ele, mudanças anteriores foram implementadas apenas para aprimorar a experiência do consumidor. Ele também enfatizou que as novas combinações com chocolate não foram motivadas apenas pelo preço elevado do cacau, mas pela demanda crescente por esses produtos.

Além disso, empresas como Nestlé e Mondelez Brasil têm introduzido itens em diferentes tamanhos para atender às necessidades do mercado. Entretanto, embora as indústrias estejam tentando mitigar o impacto dos preços elevados sobre os consumidores, a expectativa é que o chocolate seja mais caro nesta Páscoa.

Os altos preços do cacau são atribuídos a diversos fatores climáticos adversos na África Ocidental, onde pragas e doenças como a podridão parda têm afetado gravemente as plantações. As árvores envelhecidas na Costa do Marfim e em Gana não receberam investimento adequado para renovação nos últimos anos, resultando em baixa produtividade.

No Brasil, o cenário é similar; as safras têm sido prejudicadas por problemas climáticos e pragas. A presidente-executiva da AIPC mencionou que muitos produtores na Bahia perderam até 60% de suas colheitas devido à podridão parda.

Apesar desses desafios significativos no setor cacaueiro brasileiro e mundial, especialistas acreditam que existe potencial para aumentar a produção nacional no futuro. No entanto, melhorias significativas podem levar pelo menos seis anos para serem observadas após o plantio de novos cacaueiros.

Em suma, enquanto as expectativas para a produção de chocolate são moderadas para esta Páscoa devido aos altos custos e à diminuição na oferta de cacau, o mercado ainda apresenta oportunidades para inovações e adaptações que podem beneficiar tanto os consumidores quanto os produtores nos próximos anos.

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