Ratinho Junior recebe Comenda Barão do Serro Azul elogiando progresso do comércio no Paraná Foto: Divulgação

Ratinho Junior recebe Comenda Barão do Serro Azul elogiando progresso do comércio no Paraná

Ratinho Junior destaca o protagonismo do comércio no bom momento econômico do Paraná

Das Assessorias 05.08.2022 10h28

 

Agraciado com a Comenda Barão do Serro Azul pela Associação Comercial do Paraná (ACP), o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou nesta quinta-feira (04) a importância do setor para o bom momento econômico do Estado, com recordes na geração de empregos com carteira assinada, na abertura de empresas e na atração de investimentos privados.

 

O evento, organizado pela ACP, ocorreu no restaurante Dom Antônio, em Curitiba, encerrando as celebrações pelo mês do comerciante, que iniciaram em julho. Além do governador foram homenageados vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o diretor responsável pelas redes de supermercados Festval, Paulo Beal; e o proprietário do Grupo Gazin, Mario Gazin.

 

“É com grande alegria e satisfação que recebo essa condecoração. O comércio é de fundamental importância para esse grande momento pelo qual passa o nosso Estado. Um setor que tanto sofreu durante a pandemia da Covid-19, mas que soube se recriar, se reinventar e hoje está muito mais fortalecido, empregando milhões de paranaenses”, afirmou o governador.

 

Ratinho Junior lembrou que o Paraná apresenta há mais de três anos uma evolução significativa e consistente na geração de empregos. Foram, destacou ele, mais de 172 mil postos com carteira assinada abertos no ano passado, de acordo com levantamento mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho.

 

“Uma marca histórica, que só possível ser alcançada com a ajuda fundamental do nosso comércio, peça-chave nessa engrenagem de sucesso, com bares, panificadoras, salões de beleza e supermercados expandindo suas atividades e contratando”, disse o governador.

 “Sempre digo que o emprego é o melhor programa social que existe, é o que permite ao cidadão cuidar dignamente da sua família”.   

Mercado que segue aquecido em 2022. Ainda segundo o Caged o Paraná apresenta saldo de admissões de mais de 90 mil pessoas no primeiro semestre deste ano, a melhor marca da Região Sul e uma das mais representativas do País. “Movimentação que nos deixa confiantes de que teremos um número ainda melhor para apresentar no fim deste ano, quebrando o recorde de 2021”, afirmou.

 

O governador destacou também que a média mensal de instalação de novos negócios foi ampliada em quase cinco vezes desde 2019. Foram 20,44 mil novos negócios por mês, praticamente o dobro da registrada entre 2011 e 2018. Salto ainda mais significativo quando comparado ao intervalo de 2003 a 2010, quando houve a inscrição de 399.507 negócios no Paraná, ou 4,16 mil CNPJ’s por mês. Osa dados são da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).

 

“É que o Estado se tornou aliado do setor produtivo. Não atrapalhamos quem quer empreender, gerar emprego e renda, pagar os seus impostos e ganhar o seu dinheiro. Pelo contrário, descomplicamos a vida dos empresários. O que antes era uma eternidade para abrir uma empresa, virou questão de horas. Em alguns casos, de minutos. Licenças intermináveis foram simplificadas. O papel deu lugar ao digital. Ou seja, a desburocratização, com a máquina pública trabalhando verdadeiramente para o cidadão”, ressaltou Ratinho Junior.

 

“Podemos nos orgulhar em dizer que mais de 860 mil novas empresas foram abertas no nosso Estado em três anos e meio, fruto da atração de investimentos privados, com o aporte de R$ 120 bilhões desde janeiro de 2019”, acrescentou.

 

Presidente da ACP, Camilo Turmina reforçou a parceria com o Governo do Estado como forma de fomentar o setor e reaquecer a economia com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a retomada das atividades sociais. “Os micros, pequenos e médios empresários no Paraná e no Brasil são responsáveis por mais de 40% dos salários recebidos pelos trabalhadores, são quase R$ 3 trilhões movimentados por estas empresas, o que destaca sua importância para a nossa economia. É um momento muito importante para o comércio do nosso Estado”, disse.

Ratinho Junior recebe Comenda Barão do Serro Azul elogiando progresso do comércio no Paraná Ratinho Junior recebe Comenda Barão do Serro Azul elogiando progresso do comércio no Paraná Ratinho Junior recebe Comenda Barão do Serro Azul elogiando progresso do comércio no Paraná

Ratinho Junior destaca o protagonismo do comércio no bom momento econômico do Paraná / Fotos: divulgação

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP