Assessoria
Na manhã deste sábado (20), os radioamadores do Grupo de VHF dos Campos Gerais em parceria com o Grupo de Radioamadores de Ponta Grossa reativaram o sinal da repetidora princesa para uso público na modalidade convencional.
O sistema estava desativado por 2 anos devido a problemas técnicos que impossibilitaram a continuidade do serviço.
Desde que foi fundada em 2001, a repetidora princesa teve papel fundamental no auxílio aos órgãos de segurança pública e resgate ampliando o sinal onde a comunicação se torna precária em função da distância ou local do atendimento como na região de Itaiacoca, Guaragi e rodovias e relevos bastante acidentados por exemplo.
Leia mais: Morador de PG morre afogado em Guaratuba
Além do Siate e Samu, a Defesa Civil do município realiza simulados de catástrofes naturais em vários pontos e cidades da região, se utilizando do sinal repetidor como referência para se comunicar.
Mesmo em fase de testes, a repetidora princesa já realizou contatos entre radioamadores com as cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Tibagi, Castro, Lapa, Carambeí entre outras, num raio de mais de 100 km.
O próximo passo será ampliar e disponibilizar o serviço para o uso da Guarda Municipal e Polícia Militar do Paraná, além dos radioamadores homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que já utilizavam o sistema como hobby.
No empate em 1 a 1 entre Operário e São Joseense, destaque para os gols…
O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…
O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.
Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.
Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.
Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade