Destaque Geral

Reativada repetidora princesa através dos radioamadores em Ponta Grossa

Assessoria
Repetidora princesa teve papel fundamental no auxílio aos órgãos de segurança pública e resgate ampliando

Na manhã deste sábado (20), os radioamadores do Grupo de VHF dos Campos Gerais em parceria com o Grupo de Radioamadores de Ponta Grossa reativaram o sinal da repetidora princesa para uso público na modalidade convencional.

O sistema estava desativado por 2 anos devido a problemas técnicos que impossibilitaram a continuidade do serviço.

Desde que foi fundada em 2001, a repetidora princesa teve papel fundamental no auxílio aos órgãos de segurança pública e resgate ampliando o sinal onde a comunicação se torna precária em função da distância ou local do atendimento como na região de Itaiacoca, Guaragi e rodovias e relevos bastante acidentados por exemplo.

Leia mais: Morador de PG morre afogado em Guaratuba

Além do Siate e Samu, a Defesa Civil do município realiza simulados de catástrofes naturais em vários pontos e cidades da região, se utilizando do sinal repetidor como referência para se comunicar.

Mesmo em fase de testes, a repetidora princesa já realizou contatos entre radioamadores com as cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Tibagi, Castro, Lapa, Carambeí entre outras, num raio de mais de 100 km.

O próximo passo será ampliar e disponibilizar o serviço para o uso da Guarda Municipal e Polícia Militar do Paraná, além dos radioamadores homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que já utilizavam o sistema como hobby.


    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone