Categorias: DestaqueEconomia

Reforma tributária reconhece bares e restaurantes como essenciais

A reforma tributária aprovada na sexta-feira no Congresso, e que agora segue para sanção presidencial, insere na Constituição o reconhecimento do setor de alimentação fora do lar como fundamental para o país. Bares e restaurantes entraram no chamado regime diferenciado, como um setor que poderá recolher os tributos de um modo especial.

“Na prática, a reforma reconhece que o nosso setor precisa ter um tratamento diferente pela sua importância na geração de empregos e de valor para o país. De modo direto, são mais de 7,5 milhões de famílias hoje que dependem do trabalho em bares e restaurantes. Isso sem contar a enorme cadeia de suprimentos e serviços. Mas vou além. O texto também revela a essencialidade do setor para a sociedade brasileira, vital para a vida em nossas cidades”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Leia também: Restaurante Popular de PG serve jantar de Natal a pessoas em situação de rua

O modo como o setor terá o tratamento diferenciado será estabelecido na regulamentação da reforma – com implementação entre 2026 e 2032. As possibilidades incluem redução das alíquotas, mudanças na base de cálculo e nas regras de creditamento (o aproveitamento de crédito de impostos previsto na reforma).

“É uma enorme vitória, que deve ser muito comemorada. Mas temos muito trabalho à frente, agora para discutir quais serão as regras, já que o setor tem uma cadeia sofisticada, com empresas de características diversas – algumas são mais verticalizadas, com vários elos na cadeia, outras mais horizontais. E algumas são mais intensivas em serviços, outras têm muito foco em produção própria. A Abrasel vai encomendar um estudo aprofundado sobre as implicações e modelos que podem ser adotados dentro do regime diferenciado. Seremos parceiros dos estabelecimentos, para que eles tenham o modelo mais adequado para continuar crescendo e aprimorando seu negócio”, completa o presidente da Abrasel.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Paraná em Alerta: Aumento de doenças respiratórias e baixa vacinação alarmam autoridades

Aumento de doenças respiratórias em Paraná gera preocupação; apenas 20,7% das crianças foram vacinadas contra…

% dias atrás

Homem com mandado por violência doméstica é preso pela GM em Ponta Grossa

Prisão ocorreu no bairro Orfãs após abordagem da equipe GPT Kilo da GCM

% dias atrás

Prefeitura alerta para bloqueio de tráfego na Siqueira Campos

Interrupção do fluxo de veículos acontece nesta segunda-feira (26), no trecho entre as ruas Dr.…

% dias atrás

Social de PG visita Ceju de Castro com objetivo de abrir um no município

Encontro aconteceu nesta sexta-feira. O vice-prefeito de Castro, Regis Moreno, detalha que em breve pode…

% dias atrás

Governo reprova três marcas de café por serem impróprias para consumo

Produtos devem ser recolhidos e não podem ser vendidos

% dias atrás

Criança autista de 6 anos morre após anestesia para exame no Paraná

Tragédia aconteceu em clínica de Umuarama; Polícia Civil apura circunstâncias da morte

% dias atrás