O setor turístico dos Campos Gerais oferece um amplo leque de opções para os visitantes que buscam entrar em contato com a natureza. Entre os atrativos mais procurados na região, cabe destacar os parques, rios, cachoeiras, cânions e arenitos, que reúnem milhares de pessoas ano após ano. Representando 19 cidades, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) atua com o intuito de fomentar o turismo a fim de proporcionar o desenvolvimento em todas as localidades. (Confira abaixo alguns dos principais atrativos naturais da região).
Para a presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, a força do turismo turismo oferece uma grande oportunidade para estimular o crescimento econômico das cidades. “Acredito que esse setor representa uma grande ‘indústria sem chaminé’. Quando explorado de maneira correta e responsável, o turismo ajuda a movimentar o comércio, gerar empregos e também a colocar os Campos Gerais cada vez mais em evidência”, avalia.
Elisangela ainda destaca a intenção da Associação em divulgar cada vez mais os pontos turísticos de todas as cidades. “Demos um passo importante já em 2023, com a criação da TV AMCG. Com esse projeto, estamos levando as principais informações de cada município para a população. Com ela, também esperamos potencializar a divulgação do setor turístico. Convido a todos para conhecer um pouco mais a nossa região”, aponta.
Tibagi é a capital do turismo de aventura
Os principais destaques turísticos da cidade são: o Parque Estadual do Guartelá, sexto maior Cânion em extensão do mundo e único com vegetação nativa; os saltos Santa Rosa e Puxa Nervos; e o Carnaval, época do ano em que a cidade fica lotada. Para aqueles que gostam de aventura, Tibagi oferece opções de rapel, rafting, canoagem, voo livre e cascading. Clique aqui e saiba mais sobre o turismo da cidade.
Sengés possui mais de 60 cachoeiras
Uma das mais deslumbrantes belezas naturais do Paraná está em Sengés, que vem se tornando referência no turismo nacional e estadual. O município tem cerca de 23 pontos turísticos com mais de 60 cachoeiras distribuídas em diversos pontos. O acesso para estes principais pontos é por estradas principais da zona rural, facilitando a chegada e visitação dos turistas. Outro atrativo impordível é a visita ao Canyon Jaguaricatu. Clique aqui e saiba mais sobre o turismo da cidade.
Jaguariaíva reúne amantes da natureza
Um lugar cheio de belezas naturais e com várias opções para quem gosta de aventura e ecoturismo. Entre os atrativos de Jaguariaíva, cabe destacar: o Parque Municipal do Cerrado, destinado às atividades de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa; o Parque Estadual do Vale do Codó que possui paredões de 20 a 60 metros de altura e diversas espécies de animais; e o Parque Estadual Lago azul, que há três cachoeiras e piscinas naturais de água fria e cristalina. Clique aqui para saber mais.
Ortigueira exibe belezas exuberantes
O município tem muitas atrações turísticas de destaque. Além das 17 cachoeiras, há cavernas, trilhas, serras e reservas indígenas de Queimadas e de Mococa. São muitas opções para apreciar a natureza e se divertir. Os locais mais visitados são Cachoeira Véu da Noiva; Salto Dito Gardiano; Serra Pelada; Pedra Branca. Clique aqui e confira mais detalhes.
Ortigueira exibe belezas exuberantes
O município tem muitas atrações turísticas de destaque. Além das 17 cachoeiras, há cavernas, trilhas, serras e reservas indígenas de Queimadas e de Mococa. São muitas opções para apreciar a natureza e se divertir. Os locais mais visitados são Cachoeira Véu da Noiva; Salto Dito Gardiano; Serra Pelada; Pedra Branca. Clique aqui e confira mais detalhes.
Ponta Grossa é referência no segmento
Conhecida em todo o país pelo Parque Vila Velha, Ponta Grossa é um destino indispensável quando se trata de Campos Gerais. As principais atrações são os Arenitos, formações rochosas de formas variadas, a mais conhecida é ‘A Taça’. Também tem Furnas – grandes poços com vegetação exuberante e água (lençol subterrâneo), e a Lagoa Dourada, que tem este nome devido à coloração que apresenta quando reflete a luz do sol. Outro local que chama a atenção é o Buraco do Padre, uma espécie de anfiteatro subterrâneo com uma cascata de 30 metros de altura, formada pelo Rio Quebra Perna. Clique aqui e leia mais.
Quem somos
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social.
Leia também: Equador vive dia de terror nas mãos do crime organizado
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Atividade é comum para jovens, mas tem um significado especial para o Pedro, que foi…
Produtos da cesta básica terão alíquota zerada ou reduzida em 60% pela nova Lei. No…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade