Campos Gerais Destaque

Região dos Campos Gerais é destaque no turismo de natureza

Fotos: Divulgação
Municípios da AMCG são conhecidos em âmbito nacional pelas belezas naturais. Tibagi, Sengés, Jaguariaíva, Ortigueira e Ponta Grossa estão entre os destinos mais procurados

O setor turístico dos Campos Gerais oferece um amplo leque de opções para os visitantes que buscam entrar em contato com a natureza. Entre os atrativos mais procurados na região, cabe destacar os parques, rios, cachoeiras, cânions e arenitos, que reúnem milhares de pessoas ano após ano. Representando 19 cidades, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) atua com o intuito de fomentar o turismo a fim de proporcionar o desenvolvimento em todas as localidades. (Confira abaixo alguns dos principais atrativos naturais da região).

Para a presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, a força do turismo turismo oferece uma grande oportunidade para estimular o crescimento econômico das cidades. “Acredito que esse setor representa uma grande ‘indústria sem chaminé’. Quando explorado de maneira correta e responsável, o turismo ajuda a movimentar o comércio, gerar empregos e também a colocar os Campos Gerais cada vez mais em evidência”, avalia.

Elisangela ainda destaca a intenção da Associação em divulgar cada vez mais os pontos turísticos de todas as cidades. “Demos um passo importante já em 2023, com a criação da TV AMCG. Com esse projeto, estamos levando as principais informações de cada município para a população. Com ela, também esperamos potencializar a divulgação do setor turístico. Convido a todos para conhecer um pouco mais a nossa região”, aponta.

Tibagi é a capital do turismo de aventura

Os principais destaques turísticos da cidade são: o Parque Estadual do Guartelá, sexto maior Cânion em extensão do mundo e único com vegetação nativa; os saltos Santa Rosa e Puxa Nervos; e o Carnaval, época do ano em que a cidade fica lotada. Para aqueles que gostam de aventura, Tibagi oferece opções de rapel, rafting, canoagem, voo livre e cascading. Clique aqui e saiba mais sobre o turismo da cidade.

Sengés possui mais de 60 cachoeiras

Uma das mais deslumbrantes belezas naturais do Paraná está em Sengés, que vem se tornando referência no turismo nacional e estadual. O município tem cerca de 23 pontos turísticos com mais de 60 cachoeiras distribuídas em diversos pontos. O acesso para estes principais pontos é por estradas principais da zona rural, facilitando a chegada e visitação dos turistas. Outro atrativo impordível é a visita ao Canyon Jaguaricatu. Clique aqui e saiba mais sobre o turismo da cidade.

Jaguariaíva reúne amantes da natureza

Um lugar cheio de belezas naturais e com várias opções para quem gosta de aventura e ecoturismo. Entre os atrativos de Jaguariaíva, cabe destacar: o Parque Municipal do Cerrado, destinado às atividades de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa; o Parque Estadual do Vale do Codó que possui paredões de 20 a 60 metros de altura e diversas espécies de animais; e o Parque Estadual Lago azul, que há três cachoeiras e piscinas naturais de água fria e cristalina. Clique aqui para saber mais.

Ortigueira exibe belezas exuberantes

O município tem muitas atrações turísticas de destaque. Além das 17 cachoeiras, há cavernas, trilhas, serras e reservas indígenas de Queimadas e de Mococa. São muitas opções para apreciar a natureza e se divertir. Os locais mais visitados são Cachoeira Véu da Noiva; Salto Dito Gardiano; Serra Pelada; Pedra Branca. Clique aqui e confira mais detalhes.

Ortigueira exibe belezas exuberantes

O município tem muitas atrações turísticas de destaque. Além das 17 cachoeiras, há cavernas, trilhas, serras e reservas indígenas de Queimadas e de Mococa. São muitas opções para apreciar a natureza e se divertir. Os locais mais visitados são Cachoeira Véu da Noiva; Salto Dito Gardiano; Serra Pelada; Pedra Branca. Clique aqui e confira mais detalhes.

Ponta Grossa é referência no segmento

Conhecida em todo o país pelo Parque Vila Velha, Ponta Grossa é um destino indispensável quando se trata de Campos Gerais. As principais atrações são os Arenitos, formações rochosas de formas variadas, a mais conhecida é ‘A Taça’. Também tem Furnas – grandes poços com vegetação exuberante e água (lençol subterrâneo), e a Lagoa Dourada, que tem este nome devido à coloração que apresenta quando reflete a luz do sol. Outro local que chama a atenção é o Buraco do Padre, uma espécie de anfiteatro subterrâneo com uma cascata de 30 metros de altura, formada pelo Rio Quebra Perna. Clique aqui e leia mais.

Quem somos

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social.

Leia também: Equador vive dia de terror nas mãos do crime organizado


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone