Categorias: Eleições 2024

Saiba como realizar denúncias de crimes eleitorais no Paraná

 De acordo com a legislação, os crimes eleitorais são aqueles que atentam contra a autenticidade do processo eleitoral, o funcionamento do serviço eleitoral, a liberdade eleitoral e os padrões éticos ou igualitários nas atividades eleitorais. Alguns exemplos de crimes eleitorais previstos na legislação são: boca de urna, compra de votos, divulgação de fatos inverídicos, falsidade ideológica eleitoral/caixa dois, transporte de eleitores, derramamento de santinhos e calúnia, difamação e injúria eleitoral.

Leia também: Buscas por pai e filho que desapareceram no Rio Tibagi seguem para o 3° dia

 Para evitar irregularidades no período eleitoral, diversas instituições disponibilizam canais de denúncia para os eleitores durante a campanha nos 399 municípios do Paraná. São eles:

  • Gralha Confere: durante o período eleitoral, dúvidas acerca de conteúdos circulados nas redes sociais em relação ao processo eleitoral e a segurança do voto no Paraná podem ser enviadas via WhatsApp. Os conteúdos serão analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e, conforme interesse público, serão divulgados no portal Gralha Confere.
  • Pardal: aplicativo do TRE-PR que permite denúncias de irregularidades durante o período eleitoral.  A denúncia pode ser feita, anonimamente ou não, por qualquer pessoa. Para realizar o protocolo, é necessário enviar provas (fotos, áudios ou vídeos). O aplicativo pode ser baixado na lojas de dispositivos móveis (Android e Apple).
  • Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (SIADE): canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite denúncias sobre os fatos que não são verdadeiros ou descontextualizados que possam causar danos ao processo eleitoral. A denúncia é avaliada por uma equipe que adiciona dados de contexto, como matérias de checagens ou notas de esclarecimentos, que possam evidenciar a veracidade do conteúdo. Clique aqui para denunciar.
  • Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná: sistema direcionado a denúncias de ilegalidades eleitorais na internet. A Procuradoria faz a recomendação de que algumas informações sejam incluídas para que seja realizada a apuração dos fatos. Clique aqui para denunciar.
  • Formulário de Denúncias da Coordenadoria das Promotorias de Justiça Eleitorais: a denúncia sobre ocorrências de irregularidades na campanha eleitoral será analisada pela equipe do Ministério Público do Paraná e poderá ser encaminhada ao TRE-PR. Clique aqui para denunciar.

 Com a supervisão de Kauana Neitzel

Gabriela Oliveira

Artigos recentes

Motorista é preso por dirigir sob efeito de drogas e conhaque em avenida de PG

Indíviduo confessou que havia usado maconha e tomado conhaque antes de dirigir. Segundo os policiais,…

% dias atrás

Mãe deixa crianças sozinhas para ir em balada e equipes são mobilizadas em Ponta Grossa

Mulher teria saído de casa e deixado as crianças. Equipes da Polícia Militar e do…

% dias atrás

Mulher se esconde no banheiro após ex-convivente a ameaçar com pedaço de madeira em PG

Vítima relatou que estava sendo ameaçada de morte pelo ex-convivente, que não aceita o fim…

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região neste domingo (24)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Cruzeiro é vice-campeão sul-americano

Argentinos abriram 2 a 0 de vantagem nos 20 minutos iniciais da final

% dias atrás

Em que você está conectado?, por Pastor Iran Mello Filho

Na coluna desta semana, o pastor nos convida a refletir sobre onde estamos conectados e…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade