Categorias: Campos Gerais

Sancionada lei que multa tutores de cães soltos que atacam pessoas e animais em Carambeí

Nesta semana, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, sancionou a lei n° 1547/2024 que aplica multa administrativa aos tutores de cães soltos em vias públicas que atacam pessoas ou outros animais. A iniciativa do projeto de lei é dos vereadores Sandro Marcelo de Oliveira, Antônio Valdelino de Oliveira, Eclaiton Moreira Bueno, Diego Josino Xavier de Macedo e Sergio Luis de Oliveira.

Conforme texto publicado no Diário Oficial do município, o tutor que permitir, seja por nnegligência ou imprudências que seu cão fique solto em via pública e provoque ataque a pessoa ou animais, independente da responsabilidade civil e criminal, ficará sujeito em algumas penalidades.

“Multa de 2 VRM’S (valor de referência do município), na primeira ocorrência; multa de 4 VRM’s nas reincidências; no caso de o cão solto atacar animal conduzido por guia pelo seu tutor ou, ainda, se for um cão comunitário legalmente reconhecido, será aplicado multa de 5 VRM’s; caso o ataque do cão solto resultar na morte do animal conduzido por guia pelo tutor ou, ainda, se for cão comunitário legalmente reconhecido, será aplicado multa de 10 VRM’s; se o animal causar lesão corporal de natureza grave a qualquer cidadão, como mutilações ou ferimentos que comprometam funções vitais, a multa será de 50 VRM’s; em caso de morte de qualquer cidadão, a multa será de 200 VRM’s”, descreve o texto.

A lei também destaca que o tutor penalizado, deverá se submeter a sessão educativa sobre posse responsável de animais, a ser definida e organizada pelo órgão competente do município.

“Em casos de ataques graves ou múltiplas reincidências previstas nesta lei, o animal agressor poderá ser apreendido temporariamente até que o tutor comprove condições adequadas e seguras para sua guarda, assim como o cumprimento de todas as obrigações legais. A prefeitura, através do órgão competente, deverá realizar campanhas educativas sobre a responsabilidade dos tutores em relação aos seus cães e riscos de deixá-los soltos em vias públicas”.

Leia também: MP denuncia homem que estuprou e matou mulher em Arapoti

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Banda Lyra dos Campos celebra aniversário de 72 anos neste sábado em PG

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade