Equipes a serviço da Sanepar estão fazendo uma varredura nas ligações de água de 11 cidades da região dos Campos Gerais.
O objetivo do trabalho é localizar possíveis vazamentos e rachaduras na rede. Identificados e uniformizados, os funcionários da empresa Mogno fazem a conferência do cavalete (estrutura onde o hidrômetro, ou relógio, está instalado) no imóvel.
As vistorias são feitas em todos os sistemas da área de abrangência da Gerência Regional da Sanepar em Telêmaco Borba: Arapoti, Cândido de Abreu, Ortigueira, Imbaú, Reserva, Ventania, Tibagi, Carambeí, Piraí do Sul, Castro, Telêmaco Borba e Sengés.
A escuta para localizar vazamentos é feita através de uma haste e geofone eletrônico, equipamento que funciona de forma semelhante ao estetoscópio utilizado pelos médicos. Com o geofone, é possível ouvir o movimento da água dentro da tubulação, à procura de vazamentos ocultos. Quando há vazamento, o aparelho capta o som característico da água saindo da tubulação, seja no cavalete da ligação ou no solo.
Após a identificação do possível ponto de vazamento, o local é demarcado para indicar a localização às equipes responsáveis pelo conserto. O trabalho é feito em horário comercial.
O monitoramento preventivo das redes de abastecimento é importante para solucionar eventuais pontos de vazamento, mesmo que pequenos, evitando perdas de água e situações de baixa pressão ou desabastecimento. O contrato tem validade de um ano e, nesse intervalo, as cidades da região podem receber o serviço em períodos aleatórios.
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento da Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.
Leia mais: Complexo esportivo e obras em praça de Piraí do Sul entram na reta final