Ponta Grossa

Sanepar suspende manobras em Ponta Grossa

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Foto: Divulgação
Incrementos na produção e melhorias na distribuição dão fôlego. Novas manobras começam na próxima quinta-feira,

A Sanepar não vai fazer as manobras no abastecimento anunciadas para esta terça-feira (4), Carnaval, e para a Quarta-Feira de Cinzas (5) em Ponta Grossa. A cidade amanheceu nesta segunda-feira (3), com níveis de reservação em recuperação em função do calor e consumo, em especial, que no último sábado foi de 6 milhões de litros de água a mais, comparando com os cinco dias anteriores.

As temperaturas elevadas continuam demandando muitos esforços das equipes. Dezenas de trabalhadores se revezam diuturnamente para ajustar o abastecimento na cidade. Análises diárias apontaram melhora nos níveis de reservação de água tratada, suficientes para suspender, provisoriamente, as manobras compensatórias por dois dias. No entanto, será necessário a retomada a partir de quinta-feira (6), com nova programação até o sábado (8), diante da demanda prevista.

“Nossa expectativa era suspender a manobra nesta segunda-feira, mas em função do alto consumo de água no último sábado, nosso monitoramento e análises mostraram não ser possível. Por isso nosso apelo para que a população economize água”, diz o diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel.

Ele explica que dentre as ações desenvolvidas em Ponta Grossa a obra de ampliação do poço Pitangui trouxe uma importante contribuição. “Nossa equipe não para de planejar e implementar ações para resolver a questão na cidade. Tínhamos um poço de 50 metros cúbicos por hora, que foi colocado em operação e que terá a produção ampliada para 250, no mês de março. O que equivale a 7% de incremento no sistema atual. E isto, já foi um grande avanço”, relata.

“Este aumento de capacidade, aliado ao incremento de 15% com a adutora do sistema superficial, trazendo mais água do rio, tem melhorado muito as condições operacionais e isso fará diferença inclusive no futuro”, comenta.

Wippel destaca, porém, que as temperaturas dispararam o consumo em todo o Estado e representam um desafio para a operação manter o equilíbrio entre a oferta e a demanda. “Nossas estruturas instaladas são de alta complexidade, com muitos equipamentos que deveriam estar desligados num período do dia, mas que estão trabalhando 24 horas. Estamos mantendo tudo e nos desdobrando para não parar, porque o consumo inclusive tem entrado nas madrugadas bastante forte, por causa do calor e da sensação térmica sem precedentes”, afirma.

NOVA PROGRAMAÇÃO DAS MANOBRAS –

A avaliação é diária e leva em conta a recuperação do sistema após a adoção das manobras compensatórias e a dinâmica de consumo da população. As manobras continuarão iniciando sempre às 10 horas, sendo que o prazo de normalização ocorrerá gradativamente durante a madrugada e, nos pontos mais altos e distantes dos centros de reservação, a normalização poderá se estender até a manhã do dia seguinte.

Com isso, a partir de quinta-feira (6), as manobras serão divididas em três grupos:

Dia 06 de Março – bairros: Oficinas, Estrela, Olarias, Jd. América, Santa Maria, Santa Marta, Vila DER, Vila Cipa, Jd. Amália, Cará- cará, Aeroporto, Santa Bárbara, Distrito Industrial, Colônia Dona Luiza, Jd. Europa,Vila Operários, Vila Brasília, Pq dos Franceses, Jd. Itália, Taques, Vila Belém, Estrela do Lago, Vendrami, Cerejeira, Recanto Brasil, Chácara Sta. Teresa, Ouro Verde, Vila Burrinho, Porto Seguro,Maria Otília. Bairro Neves, Vilela, Vila Ana Rita, Rio Branco, Coronel Cláudio, Pitangui, Núcleo Rio Verde, Jd. Barreto, São Gabriel, Vila Odete, Pq dos Pinheiros, Veneza, Jd. Giana, 31 de Março, Jd. Conceição, Londres, Panamá, Lagoa Dourada, Costa Rica, San Martin, Padre Roque, Alto Alegre.

Dia 07 de Março (sexta-feira) – bairros: Contorno, Santa Paula, Ronda, Boa Vista, Chapada, Nova Rússia, Periquitos, Los Angeles, Vila Maracanã, Pq Auto Estrada, Roma, Atenas, Gralha Azul, Buenos Aires, Porto Feliz, Sta. Terezinha, Jd. Canaã, Sabará, Pq do Café, Bom Sucesso, Planalto, Ildemira, Vila Romana, Cristo Rei, Borato, Bocaina, Vila Moema, Taquari, Vila Cristina, Sto. Antônio, Hilgenberg.

Dia 08 de Março (sábado) – bairros: Centro, Jd. Carvalho, Palmeirinha, Órfãs, Vila Margarida, Vila Liane, Santa Mônica, Santa Lúcia,Mezzomo, Tânia Mara, Baraúna, Núcleo Monteiro Lobato, Jd. Aroeiras. Recanto Verde, Vila Castanheiras, Vila Nery, Vila Quero-Quero, Nova Ponta Grossa, Jardim Pontagrossense, Núcleo Bortolo Borsato, Parque Sabiá, Vila Borsato, Jardim Cachoeira, Cinto Verde, Jardim Centenário, Núcleo Pimentel, Parque Tarobá, Jardim Progresso, Vila São Francisco, Jardim La Fiori, Vila Berta, , Jardim Primor, Núcleo David Federman, Vila Marumbi, Vila Bom Jesus, Vila Rubini, Vila UEPG, Vila Francelina, Vila Santa Rita, Antonio Dal Col, Vila Joquei Clube, Residencial Tropeiros I e II, Vila Dal Col, Princesa dos Campos, Barbosa, Jardim Brasil, Vila Marina, Jd. Paraíso, Pacaembu.

ORIENTAÇÕES – Em situações como esta, a água tratada deve ser priorizada para higiene pessoal e alimentação. Serviços que não sejam essenciais, que demandem grande volume de água, devem ser adiados.

Vale lembrar que só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, dimensionada para o número de moradores, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

A Sanepar atendeu recentemente 200 famílias em situação de vulnerabilidade social em Ponta Grossa, com caixas-d’água, conexões e estruturas, entregues em parceria com a Prefeitura.

CANAIS EXCLUSIVOS – Muitos clientes já estão usando o telefone 42 2102-4600 para denunciar casos de desperdícios. O canal exclusivo para clientes da Sanepar em Ponta Grossa este disponível 24 horas.

“Varrer” as calçadas com água, lavar veículos com mangueira, lavagem de fachadas comerciais, são práticas que precisam ser repensadas por toda a população em relação ao uso consciente da água tratada, especialmente neste período de consumo elevado.

Pelo endereço informado, a Sanepar notificará o morador pela denúncia recebida em relação ao desperdício de água e dará orientações para o uso consciente e responsável da água tratada.

Também está disponível, no site da Companhia (https://site.sanepar.com.br/site/contato-ponta-grossa), o banner “Boletim Ponta Grossa”, que direciona o usuário ao cronograma de manobras compensatórias programadas para a cidade.

O espaço contém ainda um formulário, no qual o cliente pode optar, num menu de serviços, por informar situações de falta d’água, baixa pressão na rede e denunciar situações de desperdício de água tratada.

Além dos canais exclusivos para Ponta Grossa e da Central de Relacionamento com o Cliente, situada na rua Balduíno Taques, 1150, continuam disponíveis os canais oficiais.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

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