O Portal BnT Online teve acesso com exclusividade aos detalhes do edital de licitação nº 001/2025, que prevê a contratação de uma empresa especializada em construção civil para a realização da obra que vai transformar o antigo Hospital Evangélico de Ponta Grossa no novo Hospital do Câncer dos Campos Gerais.
O investimento total será de R$ 9.676.074,37, provenientes do Convênio firmado entre a Santa Casa e a Secretaria de Estado da Saúde. A obra, com prazo de execução de 360 dias, transformará o prédio do antigo hospital, que foi fechado devido à precariedade, em um moderno complexo hospitalar dedicado ao tratamento oncológico e à ampliação dos ambulatórios do Sistema Único de Saúde.
Edital
Os projetos que compõem o edital da licitação foi elaborado pela empresa Solucta Engenharia Integrada, especializada no segmento de construção civil voltado à área da saúde. O projeto contempla diversas melhorias, como a construção de uma nova cobertura metálica com suporte para placas fotovoltaicas, recuperação estrutural do edifício e reparos no muro de arrimo para resolver problemas de infiltração.
Segundo a justificada apresentada no projeto, destaca-se a necessidade de “dar aporte tecnológico ao atendimento dos serviços de ambulatório oncológico e tratamento de quimioterapia” para “suprir necessidades relativas ao aumento da demanda dos atendimentos aos pacientes do SUS”.
Exigências legais
O edital de licitação exige que as empresas interessadas apresentem um plano detalhado de execução que inclua cronogramas e medidas de segurança. Essa abordagem visa garantir não apenas a eficiência da obra, mas também a segurança da população e das construções vizinhas durante o processo. Com a expectativa de ampliar significativamente o acesso da população aos serviços de saúde especializados, especialmente em oncologia, a transformação da Santa Casa representa um marco importante para a infraestrutura de saúde em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais. A escolha da empresa responsável pela reforma será feita com base em critérios técnicos e de preço até o dia 03 de fevereiro de 2025.
Leia também:
Plauto fala sobre a liberação de recursos para construção do Hospital do Câncer em PG