O Banco Santander, mais credor da Americanas, entrou na justiça pedindo que fossem apreendidos todos os e-mails dos executivos da empresa, a fim de descobrir algum tipo de fraude. A justiça aceitou o pedido do banco e agora deverá analisar os mais de 10 anos de e-mail para descobrir se algum dos executivos já sabiam do rombo bilionário na empresa.
O banco desconfia que houve fraude no rombo bilionário, que ajudou por anos a empresa a crescer ainda mais se tornando uma gigante do varejo. Essa é apenas uma das ações que devem ocorrer nos próximos meses para investigar o caso.
A Americanas explicou o problema
O maior problema da empresa foi um erro de cálculo, isso porque ela não estava somando alguns custos que a gigante das vendas tem ao fazer empréstimos bancários. Na prática, a empresa recebia os produtos e pedia para o banco quitar a dívida, o que normalmente acontece, o problema é que a Americanas registrava isso como um “custo com fornecedor”. A diferença é que o banco cobra juros, normalmente altos, para empresas que fazem esse tipo de modalidade de empréstimo.
Ao consertar as contas, a empresa descobriu que está devendo muito dinheiro para os bancos brasileiros. Aí começa o problema financeiros da história da Americanas, que agora corre contra o tempo para conseguir quitar todas as dívidas.