O senador Magno Malta (PL/ES) causou polêmica no Senado Federal nesta terça-feira (23) ao comentar o caso de racismo que o jogador da Seleção Vini Jr. sofreu em uma partida na Espanha.
Ao comentar sobre o caso, Malta começou a discursar fazendo uma crítica a cobertura do caso: “O mais triste é que as emissoras ficam vitimizando ele porque o assunto dá ibope e eles ganham mais patrocinador”, comentou o parlamentar.
Em seguida, o senador questionou a manifestação de defensores da causa animal, já que, segundo ele, o macaco “também foi exposto na situação”. Para concluir, Magno disse que, se fosse um jogador negro, “entraria com uma leitoinha branca nos braços e ainda dava um beijo nela, para mostrar que não tenho nada contra branco”.
Medidas
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) informou neste domingo (21) que acionará autoridades da Espanha para tomar providências após mais um caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vini Jr., atacante do Real Madrid, no jogo do seu time contra o Valencia, no Estádio Mastalla, casa do adversário.
“Não é possível que quase no meio do Século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa”, disse. “Não é justo que o menino pobre que venceu na vida, que está se transformando possivelmente em um dos melhores [jogadores] do mundo – certamente do Real Madrid é o melhor – seja ofendido em cada estádio que ele comparece”, comentou Lula.