O Setor de Controle de Endemias de Arapoti fez o bloqueio de caso suspeito de dengue na Rua Severo Soares Cavalheiro, na Vila Romana. A ação continua em andamento e abrange um raio aproximado de 150 metros da residência.
Há ainda outros três casos suspeitos no município, nos bairros Burrinho, Jardim Aratinga e Jardim Ceres. A ação de bloqueio também será feita nesses locais. Até o dia de hoje (31), nenhum caso de dengue foi confirmado nesse ano em Arapoti.
ALERTA
O último Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa) no município atingiu um índice de média gravidade. “O momento é de cuidado redobrado, já que estamos na temporada de calor e chuvas e a situação é grave em todo o estado”, ressalta o coordenador de Endemias Flávio Correia.
Ele continua o alerta lembrando que a população deve ajudar no combate à Dengue, mantendo seus quintais limpos e livres de qualquer objeto que possa acumular água.
A reportagem do Portal Boca no Trombone procurou o setor de endemias para saber mais detalhes, mas ninguém atendeu nossas ligações. Já no setor epidemiológico, o responsável pelo setor confirmou que se tem caso suspeito é realizado o bloqueio e que o município não tem nenhum caso confirmado de dengue até o momento.
COMO FUNCIONA O BLOQUEIO
A equipe utiliza bombas costais pra pulverizar o inseticida Cielo ULV, produto não carcinogênico, que não faz mal à saúde de humanos ou animais. A aplicação do inseticida é feita utilizando baixa dosagem, com apenas três segundos de jato em cada abertura pro imóvel (como portas e janelas), sendo o suficiente pra eliminar o mosquito Aedes Aegypti do ambiente.
IMPORTANTE
Moradores devem deixar portas e janelas abertas durante a aplicação do inseticida, podendo retornar ao interior de sua residência em cinco minutos.
Leia também: Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (31) em Ponta Grossa e região