O mês de novembro é conhecido como o mês dedicado à saúde do homem. O Siemaco (Sindicato dos trabalhadores do Asseio e Conservação) e o Instituto de Saúde do Trabalhador abraçam todos os anos a campanha com o objetivo de divulgar informações para que os trabalhadores reflitam e adotem hábitos de vida saudáveis e procurem realizar os exames preventivos. Hoje conversamos com a presidente do sindicato, Maria Donizete Teixeira e a médica, Paula Matkovski.
[RELACIONADAS]A presidente conta que o objetivo é cuidar da saúde dos trabalhadores, “Hoje o trabalhador, que não é sócio do sindicato, tem direito a uma consulta com o clinico geral para saber como está. Mas sendo sócio, ele e a família tem acesso a todas as especialidades e mais exames, alerta.
Paula Matkovski explica que existe uma expectativa de vida muito menor para o homem, em relação a mulher. “Isso ocorre não só pelo fato do homem estar mais sujeito a criminalidade, mas também por que o homem não procura o médico com frequência. Geralmente é a esposa que marca a consulta, então o Novembro Azul é destinado especialmente para homens acima dos 50 anos para prevenção do câncer de próstata”, informa.
O diretor do Instituto Saúde do Trabalhador, Alfani Alves, lançou um desafio em relação ao Novembro Azul, que os homens marquem uma consulta e realizem os exames necessários. “É necessário que façamos nossos exames corretamente, lembrando que nós também somos vítimas no câncer de mama, não é somente as mulheres que passam por isso, e ainda é um alto índice. Não é nada engraçado, realmente nós precisamos ter noção da importância dos exame”, finaliza o diretor.
[facebook=https://fb.watch/gJf5-UkGfC/]