O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) divulgou os números atualizados da chuva que ocorre desde a sexta-feira (6) até a manhã desta segunda-feira (9).
Para a reportagem, o Simepar divulgou que até o meio-dia de hoje (9), a estação Alagados que fica localizado no norte do município, registrou 205 milímetros. Já outra estação da cidade registrou 106,2 milímetros de chuva. A média para o mês todo de dezembro é de 145,8 mm. De acordo com o Simepar, a quantidade de chuva ao longo desses dias em uma das estações foram, 2 mm; 77.2 mm; 13.2 mm e 13.8 mm (segunda-feira), respectivamente.
O Simepar destaca que “a estação de Alagados está instalada junto ao reservatório de Alagados e serve para monitorar a chuva nessa região de PG/Castro. A outra estação está instalada mais ao sul e tem uma série mais longa”.
Na região, municípios da região também registraram grandes acumulados, entre sexta-feira até 9 horas desta segunda-feira. Confira abaixo.
Telêmaco Borba: 1.2 mm / 111 mm / 49. 6 mm / 24 mm. Um total de 185.8 mm
Jaguariaíva: 0.4 / 36.8 / 32.0 / 7.0. Um total de 76.2 mm
Guarapuava: 20.8 / 113 / 21.2 / 14. Um total de 169 mm
Previsão
A instabilidade persiste no estado do Paraná neste início de semana, com maiores acumulados na faixa centro oriental e sudeste paranaense, com volumes mais expressivos entre a região centro ocidental e centro-sul paranaense. Temporais isolados são registrados principalmente no centro-sul, mas ainda com baixa atividade elétrica.
A chuva, predominantemente de intensidade moderada a fraca, pode por vezes, de forma isolada, ganhar maior intensidade principalmente na metade sul do estado. A persistência das chuvas mantém o risco para deslizamentos de terra em regiões de terrenos mais elevados.
Leia também: Ratinho Junior anuncia R$ 491 milhões em investimentos na saúde nesta terça-feira