Começou a circular na internet uma nova teoria da conspiração que sugere que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria morrido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas seu corpo está sendo escondido enquanto um sósia de Lula cumpre a agenda. Nas redes sociais, as pessoas compartilham vídeos e áudios onde o suposto sósia aparece, mas tudo não passa de edição com uso de ferramentas inéditas como DeepFake e sintetizadores de voz.
Em um dos vídeos, um homem com o rosto de Lula aparece reclamando de um pote de paçoca, mas tudo não passa de um truque de edição com DeepFake, ferramenta que pode alterar o rosto de qualquer pessoa em qualquer vídeo, algo que já preocupava o Tribunal Eleitoral. Se isso não bastasse, o vídeo também passou por uma edição de voz, fazendo com que a voz do homem ficasse muito semelhante a de Luiz Inácio Lula da Silva. Confira os dois vídeos:
Vídeo Falso:
Vídeo Verdadeiro:
Além deste, diversos outros vídeos e áudios são compartilhados nas redes sociais afirmando ser o sósia de Lula, mas tudo não passa de uma grande teoria da conspiração, isso porque Lula fez uma cirurgia no hospital em 20 de novembro, mas recebeu alta e está cumprindo agenda normalmente. Outro fato que é falso se baseia na teoria de que se Lula morrer, Bolsonaro deve assumir o cargo: caso isso ocorra o vice do presidenciável, no caso Geraldo Alckmin, deve assumir o cargo de presidente, uma vez que Bolsonaro não tem mais chances de ocupar a cadeira.