A partir desta semana, a Terra ganhará uma nova “Lua” temporária com a chegada do asteroide 2024 PT5. Com cerca de 10 metros de diâmetro, o asteroide foi atraído pela gravidade terrestre e passará a orbitar nosso planeta por um breve período de 53 dias, até o dia 25 de novembro.
O 2024 PT5 foi identificado por pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid e pertence ao grupo dos asteroides Arjuna, conhecidos por suas órbitas semelhantes à da Terra, a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol. Asteroides desse grupo, ocasionalmente, são capturados pela gravidade terrestre, como aconteceu com o 2024 PT5, que foi detectado em 7 de agosto de 2024 pelo sistema ATLAS, operado pela NASA e pela Universidade do Havaí.
Apesar de ser apelidado de “mini Lua”, o asteroide 2024 PT5 é pequeno demais para ser visto a olho nu. Com apenas 10 metros de diâmetro, é necessário o uso de telescópios especializados para observá-lo. Instituições de todo o mundo estão aproveitando a passagem do asteroide para estudar melhor os asteroides do grupo Arjuna, buscando mais informações sobre sua composição e origem.
Esse fenômeno é relativamente raro, mas não inédito. Em 2020, o asteroide CD3 foi capturado pela gravidade terrestre e permaneceu em órbita por três anos. Contudo, a captura do 2024 PT5 será breve e ele não completará uma órbita completa antes de seguir sua trajetória de volta ao espaço, sem representar qualquer risco para a Terra.
A visita do asteroide 2024 PT5 será uma oportunidade única para os astrônomos e cientistas coletarem dados valiosos. Após esse período, a previsão é que o asteroide não volte a se aproximar da Terra até o ano de 2055.
Leia também: Família procura parentes de Eumar Luiz de Andrade na região de Ponta Grossa
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade