A partir desta semana, a Terra ganhará uma nova “Lua” temporária com a chegada do asteroide 2024 PT5. Com cerca de 10 metros de diâmetro, o asteroide foi atraído pela gravidade terrestre e passará a orbitar nosso planeta por um breve período de 53 dias, até o dia 25 de novembro.
O 2024 PT5 foi identificado por pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid e pertence ao grupo dos asteroides Arjuna, conhecidos por suas órbitas semelhantes à da Terra, a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol. Asteroides desse grupo, ocasionalmente, são capturados pela gravidade terrestre, como aconteceu com o 2024 PT5, que foi detectado em 7 de agosto de 2024 pelo sistema ATLAS, operado pela NASA e pela Universidade do Havaí.
Apesar de ser apelidado de “mini Lua”, o asteroide 2024 PT5 é pequeno demais para ser visto a olho nu. Com apenas 10 metros de diâmetro, é necessário o uso de telescópios especializados para observá-lo. Instituições de todo o mundo estão aproveitando a passagem do asteroide para estudar melhor os asteroides do grupo Arjuna, buscando mais informações sobre sua composição e origem.
Esse fenômeno é relativamente raro, mas não inédito. Em 2020, o asteroide CD3 foi capturado pela gravidade terrestre e permaneceu em órbita por três anos. Contudo, a captura do 2024 PT5 será breve e ele não completará uma órbita completa antes de seguir sua trajetória de volta ao espaço, sem representar qualquer risco para a Terra.
A visita do asteroide 2024 PT5 será uma oportunidade única para os astrônomos e cientistas coletarem dados valiosos. Após esse período, a previsão é que o asteroide não volte a se aproximar da Terra até o ano de 2055.
Leia também: Família procura parentes de Eumar Luiz de Andrade na região de Ponta Grossa
Comentar