Destaque Ponta Grossa

UEPG adquire escâner inédito na América Latina para o Museu Campos Gerais

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) adquiriu um escâner planetário para digitalização de documentos. O equipamento, único do tipo na América Latina, custou R$ 590 mil. O aparelho OS C1, da marca Zeutschel, foi comprado por meio de edital do Fundo Paraná, com recursos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti-PR).

O equipamento, entregue em 04 de maio, será utilizado para digitalizar documentos históricos que compõem o acervo do Museu Campos Gerais, para disponibiliza-los, por meio de bancos de dados virtuais, para pesquisadores da UEPG e demais universidades estaduais. O escâner irá potencializar o processo de digitalização em alta resolução, para facilitar o acesso e desenvolvimento de pesquisas, além de garantir a preservação dos originais.

O diretor do MCG, professor Niltonci Batista Chaves, explica que a digitalização é uma especialidade do Museu, que conta com um repositório online, chamado Memórias Digitais. “Somos um museu universitário. Além das atividades culturais, temos essa preocupação com a produção científica, o que permitiu nos especializarmos na digitalização de documentos históricos”. O diretor reforça que os materiais produzidos a partir desse escâner poderão ser utilizados por alunos de graduação e pós-graduação de todas as universidades, promovendo a integração entre as instituições.

Além da compra do escâner planetário, o projeto envolveu a realização de processo seletivo para contratação de profissional para manusear a máquina. O MCG ainda promoveu um treinamento para utilização do equipamento, ministrado pelo técnico da empresa Scansystem, Maximilian Adelmann, aos servidores, estagiários e pesquisadores na área de digitalização do Museu. A historiadora Gabriele Alessandra Lima Pedroso foi aprovada no processo e será responsável por operar a digitalizadora. Ela destaca a importância de dominar os processos, sobretudo a digitalização, dentro dos parâmetros legais, para futuras publicações. “Teremos um volume maior de materiais digitalizados, de forma mais rápida, com muito mais qualidade e que gerará menos estresse aos documentos originais”.

Leia também: GM apreende grande quantidade de drogas após denúncia no Bairro Ronda

O arquivo do MCG possui mais de 30 mil documentos físicos, dos quais a maioria ainda não foi digitalizada. O pró-reitor de Assuntos Administrativos, Emerson Hilgemberg, enaltece a agilidade dos servidores para que o equipamento chegasse em tempo, para estar a disposição dos pesquisadores e professores. “A Universidade é muito maior que o seu espaço físico. Trabalhos sociais, como o desenvolvido pelo Museu, dão a visão sobre a necessidade de investimentos como este, para dar continuidade a um trabalho de excelência”, exalta.

Seti

Em 17 de maio, uma equipe da Seti, que deu suporte à compra do equipamento, por meio da Rede Estadual de Museus Universitários (Remup), visitou o MCG para conhecer o novo escâner planetário. Durante o encontro, o assessor para Museus e Cultura da Seti, professor Renê Wagner, conheceu o equipamento, na sede atual do museu. O objetivo da Rede é otimizar a utilização das ferramentas, acervos e expertises das equipes de cada museu, para que estejam disponíveis a todas as universidades estaduais. Além de integrar os museus universitários, por meio da Remup, a Seti busca criar, com auxílio da digitalização, uma plataforma para catalogação e disponibilização de arquivos digitalizados no portal científico em desenvolvimento, chamado “Paraná faz Ciência”. “Os nossos museus são espaços privilegiados, responsáveis por preservar memórias, de acesso à pesquisa, cultural e visibilidade para a extensão que as universidades realizam”, finaliza.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI