Ponta Grossa

UEPG e Ministério Público firmam termo de cooperação na área ambiental

O Ministério Público do Paraná e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) firmaram nesta quarta-feira, 22 de setembro, termo de cooperação para desenvolvimento colaborativo de ações, estudos e projetos sobre meio ambiente. A parceria busca fornecer apoio ao núcleo de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) e demais unidades do MPPR voltadas à proteção ambiental.

Além da área ambiental, a parceria possibilitará o desenvolvimento de ações relacionadas a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico e na área de habitação e urbanismo. A UEPG fornecerá suporte técnico-científico aos projetos do Gaema, com recursos humanos, materiais e tecnológicos.

“A Universidade é uma fonte de conhecimento, e sem esse conhecimento nada seríamos, é o lugar onde experimentamos o choque de valores, onde nossas certezas são questionadas, onde formulamos novas perguntas e novos desafios”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacioa, que participou virtualmente do evento de assinatura do termo. “Em um país tão carente socialmente, temos que otimizar as estruturas públicas, já que a sociedade é quem financia nossas instituições”, ressaltou ainda Giacoia.

O promotor de Justiça Fábio Carvalho Grade, da 11ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, conta que a parceria entre as instituições começou a tomar forma ainda no ano passado. “Tivemos algumas reuniões com a UEPG e identificamos essa confluência de demandas e interesses institucionais, que poderiam ser ajustadas de forma que se complementassem”. O promotor explica que a equipe técnica do Gaema recebe demandas de trabalhos mais complexos que necessitam de soluções rápidas. “Levantamos dados da sociedade civil e instituições públicas e privadas para a possibilidade de cooperação. A UEPG foi extremamente colaborativa e alinhamos isso rapidamente”, comentou.

“Para a UEPG, é uma honra muito grande participar desse termo de cooperação técnica”, agradeceu o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. “Sabemos da importância das Universidades Públicas Estaduais para o desenvolvimento regional. Estamos aqui cumprindo nosso papel de apoio às instituições, ao MP e ao Gaema”, salientou. O reitor agradeceu pela confiança do Ministério Público e colocou a Universidade à disposição para o desenvolvimento de atividades.


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA Porque EAD não pode participar do JOIA Secretaria de Estado do Turismo abre edital Podcast ‘Esporte Emoção’ no Portal BNT Reeleição de Elizabeth Schmidt (UNIÃO) em Ponta Grossa