Ponta Grossa

UEPG terá 347 professores a menos com LGU, aponta Sindicato

Nesta quinta-feira (26), o governo do Paraná estabeleceu limites para a admissão de servidores nas universidades de ensino público do Estado. De acordo com a medida, as instituições de ensino poderão contratar até 775 professores e 970 agentes universitários por concurso público, até 2025. 

A Lei Geral das Universidades (LGU) foi sancionada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em dezembro de 2021. O principal objetivo da lei é delimitar a distribuição de recursos, financiamentos e gestão de pessoal das universidades estaduais. No total, sete instituições de ensino público do Estado foram englobadas pela proposta. 

Sindicato

O Sinduepg/Andes, Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, se mostra contrário à medida. Segundo o órgão, a universidade terá 347 docentes a menos com a vigência da LGU. Em publicação nas redes sociais, o Sindicato afirma que “a perda no número de docentes após a implementação da Lei, será fatal para a manutenção da educação pública e produção de ciência e pesquisa”.

[RELACIONADAS]

Sergio Luiz Gadini, ex-presidente do Sinduepg/Andes entre 2006 e 2008, aponta que a lei traz desvantagens para as universidades estaduais do Paraná.  “Estudos e projeções confirmam que a lei das universidades (LGU) ataca as Universidades Estaduais do Paraná no que elas tinham de maior patrimônio: recursos humanos. O caso da UEPG é emblemático da destruição das IEES: a LGU retira 347 vagas de professores efetivos (concursados) em relação à legislação anterior, que é de 2019”, diz.

MATÉRIA FEITA PELO JORNAL COLABORE! APOIE NOSSO JORNALISMO, ACESSE: clique aqui


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG