Campos Gerais

Unicentro reabre Museu de Geociências para visitação em Irati

A partir desta segunda-feira (7), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) reabre ao público o Museu de Geociências, no Campus de Irati, na região Centro-Sul do Paraná. Ainda em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o acesso será limitado a, no máximo, 10 pessoas por visitação, mediante agendamento antecipado. Cada grupo de visitantes poderá permanecer no ambiente por até 20 minutos.

O local passou por revitalização completa para proporcionar mais segurança às coleções e promover políticas educacionais relacionadas ao acervo, que dispõe de aproximadamente quatro mil peças catalogadas. Os itens são originários principalmente daquela região, o que faz do museu um patrimônio histórico e cultural da comunidade local.

Segundo a coordenadora do Museu de Geociências da Unicentro, Ana Maria Charnei, o espaço atua na promoção de atividades extensionistas, inclusive em parceria com escolas de Irati e municípios vizinhos. “Essa interação com a comunidade faz parte do papel socioeducativo desse espaço cultural, contribuindo para a preservação da fauna e do conjunto paleontológico regional e para a promoção do patrimônio cultural e natural como recurso educacional”, afirma.

 [RELACIONADAS]

Ela explica que a intenção é cooperar com a educação ambiental da população e auxiliar nas atividades multidisciplinares de ensino, abrangendo áreas do conhecimento como: biologia, ecologia, geografia, geologia, paleontologia e zoologia.

ACERVO – O Museu de Geociências da Unicentro dispõe de um acervo diversificado. A coleção de vertebrados e invertebrados, por exemplo, reúne espécimes representativos da fauna regional, incluindo animais taxidermizados (antigo processo de empalhar animais mortos, a fim de conservar as características das espécies). Na área de paleontologia, o museu expõe rochas e fósseis diversos, alguns coletados no próprio campus da Unicentro.

PARCERIAS – A equipe do museu realiza, periodicamente, a conservação preventiva do acervo do Ecomuseu da Floresta Nacional de Irati, conhecida como Flona – uma das 334 unidades de conservação administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

No âmbito acadêmico, são disponibilizados materiais didáticos para professores de disciplinas de ecologia, geografia e zoologia, além da realização de palestras, minicursos, oficinas e exposições itinerantes.

HISTÓRIA – A edificação que abriga o museu foi doada à Unicentro no ano de 1994. O imóvel segue os moldes da arquitetura popular de madeira do Paraná, com influência da imigração europeia, e destaca suntuosos adornos em lambrequins – recortes pendentes feitos de madeira que circundam toda a construção.

A casa pertencia à família Anciutti, descendente dos primeiros colonizadores italianos que chegaram naquela região, no início do século passado. A construção foi originalmente erguida em 1907, na comunidade de Riozinho, sendo trasladada para o bosque da Unicentro em 1998, para receber os artefatos do museu.

CAMPUS – As unidades acadêmicas da Unicentro, em Irati, estão situadas em meio a uma área remanescente de uma floresta de araucárias e de um afloramento de folhelhos – um tipo de rocha composta por detritos geológicos, constituídos por fragmentos de minerais. A região reúne condições propícias para a formação e preservação de fósseis, sendo reconhecida como uma das jazidas paleontológicas do Paraná, além de sítio geológico.

Serviço

Museu de Geociências da Unicentro – Campus de Irati

Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida, s/n – Engenheiro Gutierrez – Irati (PR)

Aberto para visitação das segundas às sextas-feiras, das 8 às 17 horas

Agendamento via e-mail [email protected] ou telefones (42) 3421-3210 e (42) 99904-8535 (aplicativo de mensagens)

É obrigatório o uso de máscara facial de tecido ou descartável, cobrindo nariz e boca, durante toda a permanência nas dependências do museu

 [RELACIONADAS]


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG