Campos Gerais

Vazamento de amônia durante incêndio em fábrica de Carambeí provocou evacuação de moradores próximos

IMG-20240802-WA0080
Foto: Carambeí News
Cerca de 40 a 50 pessoas precisaram deixar suas casas, devido ao vazamento de amônia. Incêndio aconteceu na madrugada de quinta-feira

O incêndio na unidade da BRF de Carambeí, na madrugada de quinta-feira (1°), danificou boa parte da estrutura da fábrica. Ainda nesta sexta-feira (2), equipe da Defesa Civil realizou rescaldo e remoção de resquícios do incêndio.

Durante o incêndio que aconteceu em uma sala de cortes, houve vazamento de aproximadamente oito toneladas de amônia, após o rompimento de uma tubulação. Devido a substância tóxica, houve a necessidade da evacuação de moradores próximos por medida de segurança. “Se houvesse um vazamento maior, as pessoas já estavam um lugar seguro e as equipes não precisariam se preocupar, ou seja, evitando de fazer um atendimento com vítima. Os locais evacuados foram casas que estavam na frente ao local, um bairro próximo e também a paralisaçãode duas escolas, pelo fato do fluxo de veículo wue passava pelo trecho”, disse o diretor da Defesa Civil de Carambeí, Laucenir Andrade. Ele também disse que cerca de 40 a 50 pessoas precisaram sair, mas já retornaram no mesmo dia para suas casas.

Por outro lado, Andrade explica que o procedimento realizado durante a noite de quinta-feira, durante um princípio de incêndio, foi de rescaldo devido a movimentação de material quente. Ele conta que a estrutura pode desabar “por preocupação sempre é bom crer que sim. O local tem bastante material que está dependurado, como chapas que ficaram no incêndio”.

Nota

Ainda na parte da manhã de quinta-feira, a BRF emitiu uma nota. “A BRF informa que incêndio ocorrido em uma parte da unidade de Carambeí foi totalmente contido e não houve fatalidades. Seguindo protocolos de segurança, o local foi imediatamente evacuado e os colaboradores enviados para suas casas. A Companhia possui seguro para este tipo de ocorrência e seguindo o seu plano de contingência, a produção foi destinada a outras unidades próximas”.

Investigação

Para identificar a causa do incêndio, a delegada da Polícia Civil de Carambeí e Castro, Renata Batista, disse foi aberta uma investigação policial para apurar as causas e consequências do incêndio de grandes proporções, ocorrido na madrugada. “Em que pese, a proporção dos danos, não foram registradas vítimas, todos os funcionários presentes no momento do incêndio, foram evacuados do local em segurança”, explica a delegada.

Por fim, a delegada detalha que foi feito o acionamento da Polícia Científica do Paraná, ao qual realizará, nos próximos dias, o laudo pericial do incidente.

Leia também: Estrutura de fábrica que pegou fogo em Carambeí pode desabar, afirma Defesa Civil


Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão