Na quarta-feira (21), foi realizada a primeira sessão do ano na Câmara Municipal de Castro. Entre os requerimentos aprovados, está a do vereador Joel Elias Fadel (Patriota), que pede informações sobre a fiscalização e regulamentação sobre a soltura de fogos de artifício.
Uma lei de 2020, promulgada pela então presidente da Câmara Municipal na época, vereadora Fátima Castro, estabelece a proibição de fogos com estampidos e autoriza a soltura de fogos silenciosos. Conforme autor do PL, vereador Gerson Sutil, a lei foi sancionada e ainda não foi regulamentada.
Já durante a sessão de ontem (21), Joel justifica que diante das recentes comemorações de final de ano, inúmeros moradores fizeram uso das redes sociais para relatar a insatisfação com o barulho provocado pelos fogos de estampido e de artifício, que causam incômodos a indivíduos portadores de autismo, idosos acamados ou hospitalizados, além dos transtornos causados aos animais domésticos e seus tutores.
Por fim, Joel pede informações da prefeitura que a regulamentação e fiscalização seja cumprida, bem como a disponibilização de canais de denuncia para a população.
Leia também: Produção da 5ª Festa de Peão de Boiadeiro em Castro pode passar de R$ 1 milhão