Categorias: DestaquePolítica

Vereadores de Castro discutem sobre o piso para os técnicos de enfermagem

Entre os assuntos da sessão ordinária desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Castro, o requerimento n° 210 que trata sobre a equiparação salarial dos técnicos iniciantes de enfermagem e aqueles abaixo do piso, foi um dos destaques. A autoria é dos vereadores, Gerson Sutil (PSC), Jhonnathan de Sousa Flugel (Podemos), Professor Jonathan Cesar Flores Barros (PSC) e Joel Elias Fadel (Patriota).

O vereador Gerson Sutil explicou para a reportagem do Portal Bnt Online que a exigência é para os técnicos iniciantes e para aqueles que estão abaixo do piso, ou seja, para ter o piso federal. “Os técnicos de enfermagem procuraram a Câmara pedindo a intercessão junto a prefeitura, para garantir o piso. Mas, a notícia que sabemos é que ainda existe inúmeros técnicos no município que receberam abaixo do piso, e por isso os questionamentos”.

O vereador Professor Jonathan, questiona se será pago por complemento. “Consideramos que o complemento é algo provisório e o correto é o ajuste da tabela. O inicial desses técnicos de enfermagem seja o piso, assim como fizemos aqui nessa casa de lei com os professores”. Jonathan também destaca um ponto importante, “é que os percentuais ou adicionais por função, os adicionais por tempo de serviço, os adicionais por formação, enfim, não sejam valores que componham o valor final do piso. ‘O piso é o piso é o salário lá’. Se o funcionário tem uma outra função, tem um outro cargo lá, aí é um adicional sobre o piso”. Com esses questionamentos, o vereador pede que a administração municipal informe de como vai fazer esse ajuste para essas pessoas que são fundamentais para a saúde de Castro.

Já o vereador Maurício Kusdra (PSB) também comentou sobre o requerimento. Disse que o piso não pode ser entendido como vale de alimentação ou transporte, e que em setembro do ano passado fez o mesmo requerimento, mas até hoje não foi respondido. “O município recebe dinheiro para a sustentação da UPA. Então, provavelmente os enfermeiros que trabalham na UPA já receberão esse benefício, porque já vem um acréscimo do governo federal. Após isso, os demais servidores deverão receber essa diferença ou ter direito ao piso salarial, porque são de Castro. Quando isso acontecer e sair a promulgação da lei, temos que ficar atentos a isso e lutar como lutamos pelos professores, para a categoria dos enfermeiros, técnicos e tecnólogos, aqueles que estão a serviço da saúde”, comenta vereador Maurício Kusdra.

Manutenção da Doutor Jorge e praças

Também foi assunto na Câmara dois assuntos que pede manutenções na rua Doutor Jorge Xavier da Silva, principal rua do comércio e em três praças, a da Senhora Sant’ana do Iapó, Manoel Ribas e João Gualberto. Os dois requerimentos são de autoria do vereador Guto Beck (PP).

Conforme o vereador, é o 15° requerimento pedindo providências em relação a escuridão e sujeiras na Doutor Jorge. “A maioria das lâmpadas estão queimadas, a sujeira que está a rua é já pedi para ser lavada, floreiras e lixeiras quebradas, bancos em mal estado, fiação caída. A nossa Doutor Jorge está precisando urgente de manutenção, sem falar do Antigo Fórum que está horrível”.

Em relação as praças, Guto argumenta que na Sant’ana não achou nenhum banco em bom estado. “Visualizei lixeira quebrada e furtada, onde só estava o cabo da lixeira, poste caído, sem a parte de cima e danificados. Com isso, é que a prefeitura olhe as três praças centrais porque está necessitando de cuidados”, comenta o vereador.

Projeto de lei rejeitado

O Projeto de Lei nº 16/2023 do Vereador Maurício Kusdra, que dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Executivo de prestar contas, por quadrimestre, das ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente foi rejeitado pelos vereadores. A emenda foi rejeitada por 9 votos contrários com 3 votos favoráveis, e o projeto em si também foi rejeitado por 9 a 3.

Leia também: Judiciário condena homem denunciado em Castro por estupro de vulnerável

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Ver comentários

  • Não se tem mais o que discutir , o congresso está protelando para não realizar o tão esperado recolhecimento dos profissionais da enfermagem.Com tudo isso vejo só frustração, pois não acreditamos mais nesse governo de merda.Não vale ser profissional de nível técnico nesse pais de merda que é o Brasil.Um país sem governo, que não valoriza o certo , somente o errado.Irei mudar de profissão e entrar no mundo da corrupção , do roubo.Só assim garantirei um futuro para meus familiares.

Artigos recentes

Forças de segurança prendem homem por porte de arma de uso restrito em Ponta Grossa

Homem é preso em Ponta Grossa por porte de arma de uso restrito. Operação integrada…

% dias atrás

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

TSE e MJSP definem regras para a PRF nas eleições. Estão proibidos bloqueios de trânsito…

% dias atrás

Polícia deflagra Operação Alvorada e apreende armas, drogas e cumpre mandados em Castro e São José dos Pinhais

Operação Alvorada cumpre 11 mandados em Castro e São José dos Pinhais, com prisões, apreensão…

% dias atrás

Osmar Blum (PSD) expõe ideias para Carambeí em sabatina do BNT. Assista

Na entrevista, o candidato do Partido Social Democrático (PSD) destaca os feitos dos mandatos passados…

% dias atrás

Últimos dias para pedir isenção no Vestibular de Verão da UTFPR

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai até 22 de setembro; inscrições abertas…

% dias atrás

Saiba quanto cada candidato à Prefeitura de PG já gastou na campanha eleitoral

Dados são do início da campanha até o dia 18 de setembro. A Lei Eleitoral…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade