Categorias: DestaquePolítica

Vereadores de Castro e deputado Moacyr Fadel se encontraram para debater sobre a alteração da data-base dos professores

Em reunião na sexta-feira (20), os vereadores de Castro, o prefeito Álvaro Telles e o deputado estadual Moacyr Fadel, se encontraram para debater sobre o Projeto de Lei Complementar n°04/2023, que trata a alteração da data-base dos professores, ou seja, que passa de janeiro para abril. A ideia é de que a 1° discussão e votação seja na sessão dessa quarta-feira (25), na Câmara Municipal.

A justificativa do projeto é de que nos termos da redação atual do Estatuto dos Servidores de Castro, há duas datas-base para a concessão da recomposição anual dos vencimentos, sendo uma específica para o cargo de professor. “Contudo, o presente Projeto de Lei Complementar visa alterar a data-base dos professores, fazendo coincidir com a dos demais servidores, em razão das dificuldades contábeis e administrativas para a implementação de novo valor salarial durante o período de recesso e férias administrativas”.

Para a reportagem do Portal Boca no Trombone, o deputado Moacyr Fadel destacou quais assuntos foram abordados na reunião. “Discutimos alternativas para que os professores não percam o que eles conquistaram. Vai ser pago a data-base no mês de abril e parcelado em duas vezes, ou seja, abril começa a pagar e depois do 2° semestre começa a pagar parcelado para também ajudar a prefeitura, por causa da queda que houve na arrecadação e os recursos não estão vindo como eram um e dois anos atrás. Dessa forma ajuda a prefeitura, se tiver orçamento será pago em duas parcelas, e vindo recurso faz a complementação. Isso será feito uma emenda no projeto”.

Já nas redes sociais, os vereadores Maurício Kusdra, Paulinho Farias e Rafael Rabbers, divulgaram um post sobre o projeto. Na publicação os três se posicionam contrários ao Projeto de Lei Complementar.

Nota do Sismuca

O Sindicato dos Servidores Municipais de Castro (Sismuca) divulgou uma nota sobre o projeto e declarou apoio aos professores. “O Sismuca declara total apoio à classe do Magistério contra a aprovação do Projeto de Lei Complementar n°04/2023 e comunica que a comissão diretiva representante da classe, irá dialogar com os representantes do Legislativo e com o Executivo solicitando a revogação e/ou suspensão da votação do mesmo. Seguerimos lutando pela garantia da manutenção das conquistas referente ao piso e reajustes, bem como pela valorização de todos os trabalhadores”, detalha a nota do Sismuca.

Relembre: Projeto de lei que altera data-base dos professores em Castro terá 1ª votação na semana que vem

Leia também: Carro é localizado submerso no Parque Lacustre, em Castro

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Ponta Grossa e Campos Gerais deverão ter semana com chuvas, diz Simepar

Nova frente fria traz instabilidade para a região e pode ocasionar chuvas durante toda a…

% dias atrás

João Dória, ex-governador de São Paulo, recebe título de Cidadão Honorário do Paraná

Honraria proposta pela segunda secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), foi entregue na noite…

% dias atrás

Polícia Civil apreende quase 1 tonelada de maconha em residência do PR

Policiais encontraram a maconha dividida em 1.072 tabletes. A droga estava sendo acondicionada no interior…

% dias atrás

Homem é flagrado dirigindo bêbado em vila de Castro e acaba preso

Equipe em patrulhamento visualizou um veículo circulando com as luzes apagadas e com escapamento aberto.…

% dias atrás

Extratos bancários terão termos padronizados a partir de segunda-feira (08)

Mudança vai abranger as denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, as…

% dias atrás

Identificado homem que morreu em colisão contra muro em PG. Sepultamento será nesta segunda (08)

Acidente aconteceu no amanhecer deste domingo (07) em Uvaranas. Vítima de 35 anos não resistiu…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade