Coluna

Votação histórica de Elizabeth supera adversários

Cópia de COLUNAS
Elizabeth, com seus 96.407 votos, se auto superou, e, para quem gosta de análises, verá que Beth sobrepujou seus adversários em votos pontagrossensses.

Meus caros, não é novidade, a prefeita Elizabeth Schmidt (União) venceu não apenas o segundo turno, mas a queda de braço travada com os irmãos Oliveira, ao triunfar, inclusive, sob a máquina do Estado, cujo candidato apoiado no primeiro turno foi Marcelo Rangel (PSD). Até aí, nada de novo!

Entretanto, Elizabeth, com seus 96.407 votos, se auto superou, e, para quem gosta de análises, verá que Beth sobrepujou seus adversários em votos pontagrossensses! Explico a retórica! Por exemplo: nas eleições municipais de 2020, quando tinha apoio do governador Ratinho Júnior (PSD) e dos irmãos, venceu a deputada Mabel Canto [79.929 votos] com 87.932 votos.

Em relação as eleições de 2022, a prefeita suplantou historicamente os votos de seus concorrentes: o deputado federal, Sandro Alex (PSD), conquistou 168.157 votos em todo o estado, sendo 31.913 em Ponta Grossa; o irmão, Marcelo Rangel, elegeu-se deputado estadual com 42.002 votos, em sua cidade natal foram 31.131.
A deputada estadual, Mabel Canto (PSDB), foi reeleita naquele pleito com 70.215 votos, 51.375 somente em PG, enquanto o pai, Jocelito Canto (PSDB), ao concorrer uma cadeira na Câmara Federal, conquistou, sob júdice, 74.348 votos, sendo 55.694 pontagrossensses, o mais votado naquela eleição!
Aliel Machado (PV), reeleito deputado federal pela terceira vez, angariou 94.839, com 20.823 votos na cidade.

Daí em diante, Elizabeth se torna uma pedra que aperta o sapato, principalmente de Marcelo e Sandro Alex, que, num passado recente, sagraram-se vencedores com uma baixa votação local, mesmo com as mãos na máquina pública! Sem abertura no governo municipal, poderão facilmente serem trocados por outros representantes, incluindo Aliel Machado, que apesar de fazer frente com uma candidatura à prefeitura, deixou a disputa no primeiro turno, sem qualquer animosidade com a atual chefe do executivo, e pode oferecer a destinação de recursos federais, para execução dos últimos compromissos de campanha. Ambos ganham!

Leia mais: Quinta-feira permanece com tempo estável em Ponta Grossa e região


Gleidson Carlos

Gleidson Carlos

Gleidson Carlos Greinert é jornalista formado em Comunicação Social desde 2014. Atua como escritor/articulista político, radialista e presta assessoria de imprensa e marketing.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil