Campos Gerais Destaque

10 detentos recebem o sacramento da Confissão na Cadeia Pública de Castro

Ao todo, 24 presos participaram do 1° encontro e 10 receberam o sacramento da confissão

Na manhã desta segunda-feira (28) ocorreu o primeiro encontro de confissões na Cadeia Pública de Castro. Ao todo, 24 detentos participaram e 10 receberam o sacramento da Confissão. Para realizar a cerimônia, o padre Cristiano Marcos Rodrigues da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou as confissões. Já Valdir Machado, membro da igreja, conversou com os reeducandos sobre a confissão e outras questões religiosas.

Durante o encontro, o padre Cristiano teve uma conversa em um parlatório, onde somente o sacerdote escuta o que o detento relata. Em conversa com o diretor da cadeia, Elerson de Lima, disse que os reeducandos tiveram a oportunidade de ouvir a palavra de Deus, conhecer o sacramento da Confissão, conversar a sós com o Padre Cristiano e até mesmo realizar sua Confissão. “Tenho visto várias pessoas que só se dão conta dos seus erros e caem em si quando estão privadas de liberdade. Pois, a “vida loka” regada de todos os extremos dá uma falsa ilusão de felicidade interminável. Aos serem encarcerados sem os “amigos” ou “parceiros” e muitas vezes sem apoio familiar, os custodiados que querem uma segunda chance buscam forças em algo maior, em Deus. Estes são ensinados que é independente a “justiça do céu” da “justiça dos homens” e que o Filho de Deus, morreu numa cruz, por todos os homens, inclusive aos que cometeram crimes”.

Elerson continua que “assim o indivíduo acredita (tem fé) que algo maior, o Deus Pai, criador de todas as coisas, o perdoou pelos seus erros e o está ajudando a superar esse momento difícil. Desta forma, os privados de liberdade não se sentem mais sozinhos, conseguem assim, forças e auxílio para mudar suas condutas e voltar de forma harmônica para a sociedade. A Assistência Religiosa é um direito do preso. Mas, não só isso, é um instrumento poderoso de ressocialização e transformação social”.

Para a reportagem, o padre Cristiano conta que “a experiência nas visita a cadeia nos possibilita entrar em contato com uma realidade diferente, e sobre tudo nos ajuda na vida pastoral e ministerial ir ao encontro de todas as realidades humanas. É buscar ser presença e sinal da igreja”.

Leia também: Atleta de PG conquista campeonato sul-americano com seleção de vôlei

 


Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone