SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Últimas

18 novos agentes da Guarda Municipal de Castro são empossados

Curso de formação terá 640 horas. A nova equipe será treinada pelo Centro de Formação e Capacitação para Guardas Municipais de Ponta Grossa

IMG-20250515-WA0137
#image_title
Publicidade

Na manhã desta quinta-feira (15), 18 novos agentes da Guarda Municipal de Castro, aprovados em Concurso Público, foram empossados para o início do curso de formação que terá 640 horas com previsão de quatro meses. Para as aulas, a capacitação conta com o convênio entre Castro e Ponta Grossa, que permite o treinamento da nova equipe através do Centro de Formação e Capacitação para Guardas Municipais de Ponta Grossa. A aula inaugural também ocorreu no dia de hoje.

Atualmente, a Guarda Municipal de Castro conta com 20 guardas que atuam 24 horas por dia em regime de escala 12 por 36. Os novos agentes que estão em período de treinamento e devem concluir a formação no final de outubro, que contará com instruções relativas a armamento, tiro, legislação municipal, direito penal e constitucional, legislação de trânsito, educação física, ética e cidadania, defesa civil, dispositivo eletroimpactante e defesa pessoal.

Confira que são os agentes: Juliene Martins de Oliveira, Douglas Welson dos Santos Soares, Carlos Eduardo Lirmann de Oliveira, Saulo Rafael Kubis, Wagner Goltz Gomes Filho, Hernany Haueisen, Danilo Ferreira de Almeida, Clodoaldo Merchiori, Eduardo de Oliveira, Emerson Marcelo Vichineski, Lucimar Bueno de Oliveira, João Eduardo Sienkiewicz, Deoclesio Lentz Daniel, Jonathan Rafael Rodrigues dos Santos, Edenilson Ferreira de Oliveira, Narci Josberto Machado, Eliton Maciel e Antonio Ronaldo Pereira.

A reportagem do Portal Boca no Trombone acompanhou a solenidade. Em conversa com o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, disse que “estamos fazendo um investimento muito grande na segurança. Queremos uma cidade com o turismo muito forte. Temos um potencial muito grande que não é aproveitável. Mas, das coisas básicas do turismo, não é só o investimento físico ou investimento na estrutura. A segurança é fundamental. As pessoas para vir para uma cidade elas tem que se sentir seguras. Então, estamos fazendo um trabalho conjunto com a polícia militar, com a polícia civil, com a guarda municipal, com a promotoria, com o judiciário e fazendo ações conjuntas para que a gente consiga viabilizar. Estamos colocando câmeras em toda a cidade para fiscalização e as coisas realmente estão funcionando bem”.

O prefeito ainda detalha que “estamos trabalhando junto com os deputados a Companhia Independente da Polícia Militar. Com isso vamos melhorar muito mais o efetivo de toda a região. E essa é muito importante hoje. Esses 18 guardas novos estavam há 2 anos esperando serem chamados. Então agora estamos chamando, estamos fazendo a parte de treinamento, mas é é um reforço importante para isso”.

Reinaldo também conta que será aberto um novo concurso de no mínimo mais 20 vagas para contratação de guardas. Além disso, adiantou que o secretário e deputado Sandro Alex, a destinação de um recurso no valor de R$ 1 milhão para a segurança.

Parceria entre Ponta Grossa e Castro

O secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Guilherme Rangel de Melo Alberto, detalhou a parceria entre os municípios. “Essa integração é fundamental entre as guardas municipais de Ponta Grossa e de Castro. Para a gente é um motivo de muita alegria e honra poder participar do curso de formação da Guarda Municipal do município vizinho. Então tem várias operações que interessam os dois municípios, a gente pode fazer operações integradas. E além disso, Ponta Grossa participando do curso de formação, eles podem aprender conosco as técnicas, os parâmetros da nossa instituição e também os valores”.

Guilherme também apontou que a parceria surgiu através de um consórcio entre as Guardas Municipais da região metropolitana de Ponta Grossa. “Estamos formalizando isso. Tem Castro, Carambeí, Telêmaco Borba, Palmeira, então vários municípios limítrofes ou que tem algum tipo de relação direta com Ponta Grossa, especialmente na área da segurança pública e trânsito. Fizemos esse consórcio para poder compartilhar não só o banco de dados, informações, mas também a formação dos agentes, poder compartilhar às vezes ferramentas de trabalho, equipes em operações”.

Para o secretário de segurança pública de Castro, Fábio do Prado Pinheiro, a expectativa com a formação dos novos guardas é dobrar o efetivo de equipe. “A segurança do município vai ficar muito em evidência, principalmente pela Guarda Municipal. Hoje dobramos o atendimento de ocorrência do ano passado. A guarda está muito efetiva, a população está muito confiante, no atendimento e com muita confiança no que vem sendo feito. E formando esse pessoal, temos um planejamento de colocar mais reforço nas escolas, atendendo as crianças, entrada, saída de escola, reforçar o interior, principalmente”.

O comandante da Guarda Municipal de Castro, Luciano Fidelis, explica que até o começo de outubro os novos agentes já podem integrar a Guarda Municipal. “Vai ser um um privilégio contar com eles, uma que vai praticamente dobrar o nosso efetivo, que hoje conta com 20 agentes estaremos com 38. Está tudo mais ou menos organizado. Teremos patrulha rural no interior 24 horas, vai ter um efetivo bom, pode melhorar, a gente vai ter grupos, grupamentos táticos onde vai ter patrulhamento escolar, patrulhamento no trânsito e o patrulhamento no interior que é o que os moradores mais anseiam”.

Agente em formação

Juliene Martins de Oliveira é a única mulher que integra a equipe dos novos 18 agentes. De Londrina ela detalha que a perspectiva é de adquirir todo conhecimento ao longo do curso. “Eu vim de outra cidade justamente para assumir esse concurso. Foi um caminho bem difícil, de muito estudo, muita dedicação e eu quero dar o meu melhor. Eu sou de Londrina. Vou atuar aqui e vou morar por aqui pela região. Para a área de segurança pública é meu primeiro concurso, minha primeira aprovação e meu início no curso de formação”.

Leia também: Está aberta a votação popular do Troféu Agroleite 2025; confira

Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →