Nesta quinta-feira (28), o Programa Câmara Jovem de Ponta Grossa votará um projeto que institui a “Semana de Conscientização Sobre a Ditadura Militar”, proposta pelo vereador jovem Luiz Gabriel Kraushaar Carvalho, do Colégio Sepam. A iniciativa sugere que, anualmente, entre 1º e 7 de abril, a sociedade seja alertada sobre os abusos ocorridos durante o regime militar no Brasil.
Segundo a justificativa do autor, o objetivo é evitar o esquecimento dos horrores da ditadura e prevenir futuros atos antidemocráticos, além de homenagear as vítimas que lutaram pela liberdade.
A votação ocorre em um contexto de destaque nacional, uma semana após o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de 36 outras pessoas pela Polícia Federal, acusados de tentar abolir o Estado Democrático de Direito.
O Programa Câmara Jovem reúne 18 vereadores jovens de escolas locais, orientados por vereadores do município. Embora suas propostas não tenham força de lei, o projeto tem promovido discussões relevantes sobre temas como guerra no Oriente Médio, liberdade religiosa, direitos LGBTQIAPN+, entre outros.
A sessão desta quinta-feira, às 14h, será a última de 2024 e promete debates acalorados para marcar o encerramento das atividades do programa.
Leia também: Educação, saúde e segurança de PG deve receber R$1bi em investimentos em 2025