SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Últimas

1º Simpósio de Saúde Digital de Castro acontece nesta sexta-feira (24)

O evento será realizado na Câmara Municipal, com início às 7h45, e contará com uma programação composta por palestras e apresentações de especialistas da área.

1º Simpósio de Saúde Digital de Castro acontece nesta sexta-feira (24)
Foto: Divulgação
Publicidade

Nesta sexta-feira (24), em Castro, acontece o 1º Simpósio de Saúde Digital no município. A iniciativa é um passo importante no processo de modernização da Atenção Primária de Saúde.

O evento será realizado na Câmara Municipal, com início às 7h45, e contará com uma programação composta por palestras e apresentações de especialistas da área. Entre os temas abordados estão a aplicação da telemedicina na atenção primária, os avanços e desafios da telessaúde, além de questões éticas e jurídicas relacionadas ao tema.

Membros de instituições e órgãos como o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, o Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), o Conselho Regional das Secretarias Municipais de Saúde da 3ª Regional de Saúde (CRESEMS-PR) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) estarão presentes no evento. Veja a programação:

07h45 Telemedicina na APS/Experiência SPDM Afiliadas – Silvia Helena Rondina Mateus

08h45 APS na Rede de Atenção à Saúde – Rodrigo Alves de Figueiredo

09h30 Abertura oficial com autoridades

09h45 Intervalo e coffee break

10h00 Plataforma de Saúde Digital na APS – TECPAR

10h30 Telemedicina e aplicabilidade na APS – Rodrigo Alves de Figueiredo

11h15 Mesa de perguntas

11h45 Intervalo de almoço

13h30 Avanços e desafios da Telessaúde no SUS do Paraná – Jéssica Oliveira de Lima Tempo

14h10 Conectividade de dados em Castro e desafios do uso do smartphone e aplicativos na terceira idade – Marcos Paulo Barbosa

14h30 Ética na Telemedicina na APS – Júlio César Rocha Loures

15h00 Intervalo

15h15 Aspectos Jurídicos da Telemedicina na APS – Tatiane Filipak

16h00 Participação do CimSaúde na Telemedicina na APS: é possível? – Pamella Costa

16h30 Mesa de perguntas

17h00 Encerramento

O prefeito Reinaldo Cardoso destaca que a realização do 1º Simpósio representa um avanço nas políticas públicas de saúde de Castro. “Este evento é um divisor de águas na questão da telemedicina. Vamos ouvir especialistas, conhecer formas de trabalho e debater soluções viáveis para uma futura implantação deste serviço, que visa facilitar o acesso à saúde no nosso município”, diz.

O secretário de Saúde, Matilvani Moreira, aponta que o evento é aberto para que participantes de outros municípios também possam participar. “O 1º Simpósio de Saúde Digital de Castro é uma iniciativa inovadora na nossa região e no interior do Paraná. Queremos reunir um grande número de participantes neste evento, para que possamos expandir o conhecimento deste tema tão importante para o futuro da saúde pública”, ressalta.

A participação é aberta aos interessados. A inscrição pode ser feita previamente através do link abaixo ou no dia do evento no local.

Link de inscrição: https://forms.gle/3gZuuhBLn4VDkdkC7

Com informações Assessoria 

Leia também: Festa do Lavrador e do Fumicultor em São João do Triunfo acontece neste fim de semana

TagsCastro
Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →