Campos Gerais

20 novos leitos clínicos são abertos no Hospital Anna Fiorillo Menarim em Castro

Foto: Matheus de Lara
Vagas foram anunciadas na terça-feira (4). Hospital atende pacientes de Castro e região

Foi anunciado nesta terça-feira (4) que o Hospital Anna Fiorillo Menarim, administrado pelo Instituto Moriah, em Castro, abriu 20 novos leitos clínicos para atender a população.

A reportagem conversou com o diretor da unidade, Robson Xavier da Silva. Ele disse que a abertura de mais leitos vem para atender um projeto, mas também a necessidade do município e do estado durante a época de frio. “Trata-se de um projeto institucional de ampliação de leitos, mas também atende as expectativas do município e da Secretaria de Estado, em especial se considerarmos as baixas temperaturas e o crescimento sazonal das doenças respiratórias”. Sobre quais pacientes serão atendidos no hospital, Robson esclarece “pacientes clínicos encaminhados pela central de regulação de leitos do Estado do Paraná e da UPA de Castro, após análise do caso”.

O diretor do hospital conta que os novos leitos já estão sendo preenchidos e podem ser ocupados por pacientes de Castro e região. “Em boa medida os leitos são destinados aos pacientes de Castro, considerando a questão de logística de deslocamento dos pacientes, mas atendemos toda a região dos Campos Gerais. Os pacientes já estão utilizando os leitos anunciados”.

Ao todo, a unidade hospitalar tem 10 leitos de UTI, 32 leitos cirúrgicos, 32 leitos clínicos e 30 leitos para a rede materno e infantil, bem como para as cirurgias ginecológicas que estão sendo realizadas. Sobre os novos leitos, Robson explica “o hospital é municipal sob gestão do Instituto Moriah. Trabalhamos para atender de forma pactuada e contratualização os dois entes”.

Mutirão de endoscopia

Além disso, através de uma parceria entre o hospital e o município, haverá a realização de um mutirão de endoscopia que acontece de 24 a 29 de junho. Ao todo, serão realizados mais de 140 exames durante a semana. O diretor do hospital disse que o mutirão é específico para os residentes em Castro. “As necessidades são identificadas nas unidades básicas de saúde e reguladas pelo município que faz o agendamento dos procedimentos junto ao hospital”.

Leia também: Castro investe aproximadamente R$ 20 milhões em pavimentação

Veja também: Motorista de aplicativo presta depoimento após atropelar cachorro em Castro


Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone