Foi anunciado nesta terça-feira (4) que o Hospital Anna Fiorillo Menarim, administrado pelo Instituto Moriah, em Castro, abriu 20 novos leitos clínicos para atender a população.
A reportagem conversou com o diretor da unidade, Robson Xavier da Silva. Ele disse que a abertura de mais leitos vem para atender um projeto, mas também a necessidade do município e do estado durante a época de frio. “Trata-se de um projeto institucional de ampliação de leitos, mas também atende as expectativas do município e da Secretaria de Estado, em especial se considerarmos as baixas temperaturas e o crescimento sazonal das doenças respiratórias”. Sobre quais pacientes serão atendidos no hospital, Robson esclarece “pacientes clínicos encaminhados pela central de regulação de leitos do Estado do Paraná e da UPA de Castro, após análise do caso”.
O diretor do hospital conta que os novos leitos já estão sendo preenchidos e podem ser ocupados por pacientes de Castro e região. “Em boa medida os leitos são destinados aos pacientes de Castro, considerando a questão de logística de deslocamento dos pacientes, mas atendemos toda a região dos Campos Gerais. Os pacientes já estão utilizando os leitos anunciados”.
Ao todo, a unidade hospitalar tem 10 leitos de UTI, 32 leitos cirúrgicos, 32 leitos clínicos e 30 leitos para a rede materno e infantil, bem como para as cirurgias ginecológicas que estão sendo realizadas. Sobre os novos leitos, Robson explica “o hospital é municipal sob gestão do Instituto Moriah. Trabalhamos para atender de forma pactuada e contratualização os dois entes”.
Mutirão de endoscopia
Além disso, através de uma parceria entre o hospital e o município, haverá a realização de um mutirão de endoscopia que acontece de 24 a 29 de junho. Ao todo, serão realizados mais de 140 exames durante a semana. O diretor do hospital disse que o mutirão é específico para os residentes em Castro. “As necessidades são identificadas nas unidades básicas de saúde e reguladas pelo município que faz o agendamento dos procedimentos junto ao hospital”.
Leia também: Castro investe aproximadamente R$ 20 milhões em pavimentação
Veja também: Motorista de aplicativo presta depoimento após atropelar cachorro em Castro