Notícias Corporativas

Terceira edição do FestMAO acontece em Ribeirão Preto

Terceira edição do FestMAO acontece em Ribeirão Preto
Terceira edição do FestMAO acontece em Ribeirão Preto
Festival será realizado entre 16 e 19 de outubro, com atrações no Teatro de Arena, Biblioteca Sinhá Junqueira, Memorial da Classe Operária e Campus da USP, reunindo música, inclusão e formação cultural no interior paulista

De 16 a 19 de outubro acontece em Ribeirão Preto, no interior paulista, a terceira edição do FestMAO. O evento oferece uma programação que une música autoral, inclusão, capacitação para profissionais da área cultural e sustentabilidade, ocupando o Teatro de Arena pela primeira vez, além de espaços como a Biblioteca Sinhá Junqueira, Sala de Concertos da Tulha (FFCLRP-USP) e a UGT – Memorial da Classe Operária.

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o FestMAO reúne um total de sete shows, três mostras, dois workshops, duas mesas-redondas, um bate-papo, um painel, uma vivência, 68 artistas, convidados e ainda três DJs.

Essa terceira edição abrange diferentes linguagens artísticas e propõe um debate amplo sobre o mercado musical e a economia criativa. “Nosso objetivo é contribuir para a sociedade e para a cadeia produtiva cultural, não apenas com shows, mas também com debates e ações de aprimoramento profissional”, explica Carol Capacle, produtora executiva do festival.

Segundo Carol, o festival busca ampliar as conexões entre profissionais e fomentar novos talentos. “A gente acredita que as ações de formação complementam os shows, que são o coração do festival e, promovem uma rede de conhecimento que é muito importante para o crescimento da indústria criativa”, afirma Carol.

Inclusão e acessibilidade em pauta
A terceira edição do FestMAO tem compromisso com a inclusão e a acessibilidade cultural, contando com intérpretes de Libras, área PcD, monitores  e infraestrutura acessível para garantir a participação coletiva e diversa. Em setembro, o evento lançou a campanha “Pelo fim do capacitismo em eventos culturais!”, em parceria com a consultora de acessibilidade Ana Polin. O objetivo é conscientizar sobre a necessidade de tornar os eventos culturais mais inclusivos e adaptados às necessidades de pessoas com deficiência.

Fernanda Moura, coordenadora de produção do FestMAO, menciona que a produção do evento está trabalhando para criar um ambiente acolhedor, com monitores capacitados e intérpretes de Libras em atividades selecionadas. “Outra novidade é que a Mostra Nova Cena, pela primeira vez, trará o recurso de audiodescrição ao Teatro de Arena, permitindo que pessoas cegas participem do evento com mais autonomia”, acrescenta.

Sustentabilidade
A responsabilidade ambiental e a conscientização para práticas sustentáveis são pilares importantes do FestMAO. A organização visa reduzir resíduos, promovendo a eliminação de descartáveis por meio da venda de eco copos e incentivando o público a trazer seus próprios recipientes. Além disso, haverá a implementação de coleta seletiva no Teatro de Arena, que será um ecoponto para o descarte de plástico, papel, vidro, latinhas e lixo eletrônico, em parceria com a Cooperagir e o Lixo Zero, que também terão uma área dedicada a ações educativas e venda de produtos sustentáveis.

O Instituto Nova Era apoia o FestMAO trazendo uma mensagem sobre o uso responsável da água. O fornecimento de bebedouros no evento reforça a importância de valorizar esse recurso e conscientizar sobre seu uso sustentável, destacando seus benefícios para a saúde e o bem-estar coletivo.

“Apoiadores institucionais como o INE, Lixo Zero e Cooperagir tornaram-se nossos parceiros porque criamos uma oportunidade de, juntos, inspirarmos o público a adotar hábitos mais conscientes no dia a dia”, afirma Fernanda Moura, que também é responsável pelas relações institucionais do FestMAO.

Novidades musicais e fortalecimento da cena autoral
A Mostra Nova Cena, que ocorrerá no dia 19 de outubro (sábado), no Teatro de Arena, apresentará as quatro bandas e artistas selecionados pelo edital do festival: Pitoresco (Ribeirão Preto), Andarilho Cha (Osasco), Lubo (Sorocaba) e Magia Negra (São José do Rio Preto). Cada uma das bandas traz um estilo único, representando a diversidade e a riqueza musical do interior paulista.

A mostra contará também com um pocket show da cantora Avinny, artista trans não-binária de Ribeirão Preto, e com a presença do Tutu DJs, referência na cena cultural local. “Nosso foco é celebrar a música brasileira e fortalecer a representatividade de artistas que trazem temas importantes para o debate social e cultural”, afirma o diretor artístico do festival Allê Trajan.

Impacto na economia criativa
Além de promover o desenvolvimento cultural, o FestMAO também gera um impacto significativo na economia criativa local. Nos quatro dias de festival serão cerca de 150 pessoas trabalhando, entre artistas, técnicos, equipes de produção e fornecedores. O festival também movimenta setores como hotelaria, alimentação e serviços, visando estimular a economia de Ribeirão Preto.

Atrativos extras
O evento contará com Food Park (com opções vegetarianas e veganas) e duas marcas autorais e artesanais de bebidas produzidas em Ribeirão Preto. Além disso, oferece o Espaço Relax com espaços de descanso, miniplayground e pintura facial para crianças, além de uma feirinha de vinis, livros, produtos sustentáveis e lojinha dos artistas. Também haverá venda de itens exclusivos da CUFA (Central Única das Favelas).

Ingressos disponíveis
Os ingressos para a Mostra Nova Cena já estão disponíveis na plataforma Sympla, com opções promocionais e ingressos sociais, que garantem a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Mostra Integração e a Mostra Redes & Encontros, que serão realizadas na Biblioteca Sinhá Junqueira, Sala de Concertos da Tulha (USP) e UGT – Memorial da Classe Operária, têm entradas gratuitas.

SERVIÇO:
FestMAO 2024 – Ribeirão Preto

Data: 16 a 19 de outubro de 2024

Locais:
Teatro de Arena de Ribeirão Preto – Jardim Mosteiro
Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) – R. Duque de Caxias, 547 – Centro
Memorial da Classe Operária – UGT – Rua José Bonifácio, 59 – Centro
Sala de Concertos da Tulha FFCLRP USP – Rua Olivier Toni, s/n – Campus da USP, Ribeirão Preto

Confira a programação completa:
Instagram: @ fest.mao


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Agenda Cultural (outubro de 2024) Delegada Claudia Kruger fala sobre prisão de Guia Espiritual em PG Prefeita de Carambei avalia seu mandato Desafios de Piraí do Sul Gastos na campanha eleitoral em Ponta Grossa Influência do Joce Nova eleição em PG