Notícias Corporativas

Mais de 6 milhões de pessoas contrataram um empréstimo consignado, diz pesquisa

Cidadãos devem verificar se a empresa que irá conceder o crédito tem credibilidade no mercado, se é autorizada pela sua Instituição para realizar a operação, além de não compartilhar senhas com terceiros

Os dados do Dataprev mostram que, em dezembro de 2023, 6.796.060 pessoas contrataram um empréstimo consignado. A principal vantagem desse empréstimo é que ele possui juros mais baixos. Nele, o salário é usado como garantia. No entanto, é importante prestar atenção para não cair em armadilhas. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em 2022, foram registradas 57.824 tentativas de fraudes. Isso significa que, em média, a cada dez minutos, um brasileiro cai em golpes ligados ao crédito consignado.

Uma das ações mais comuns realizadas pelos golpistas é ligar para a vítima se passando por um funcionário de alguma empresa e oferecer o empréstimo consignado, solicitando informações como senha e e-mail. Nesse caso, para se proteger, o mais importante é verificar junto ao órgão público se a empresa é autorizada para realizar as operações e não passar, nunca, dados pessoais para terceiros.

Outra informação importante é que na hora da contratação, não é preciso pagar nenhum valor adiantado. Se a cobrança for realizada, o ideal é denunciar ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Também é comum a falsificação de documentos ou assinaturas, uso indevido dos dados da vítima, entre outras práticas.

Para minimizar os riscos, em primeiro lugar, os cidadãos que recorrem a os empréstimos consignados devem verificar se a empresa que irá conceder o crédito tem credibilidade no mercado, além de preferir as contratações com empresas que ofereçam métodos digitais de verificação de senhas e de identidade, tomando o cuidado de nunca passar dados sensíveis para terceiros. Essa orientação é do Christian Prohmann Nadolny, superintendente de tecnologia de informação da Neoconsig, empresa paranaense que desenvolve soluções tecnológicas para o mercado consignado, fazendo a gestão e processamento da informação para o controle de benefícios consignáveis em todo o Brasil.

Christian reforça que a tecnologia é uma das grandes aliadas no combate às fraudes e na proteção dos dados dos clientes da Neoconsig. “Nossa solução inclui um aplicativo que é usado pelos servidores, por meio de senhas pessoais e intransferíveis, sistemicamente, que garante a veracidade das operações aos servidores. Além disso, possui autenticação via código de verificação temporário e reconhecimento facial, tecnologias inovadoras que possibilitam ainda mais segurança durante as contratações”, conta.

Tecnologia de ponta

O superintendente da Neoconsig também acrescenta que a infraestrutura de tecnologia da empresa busca ainda mais segurança das transações. “Temos bloqueado 100% das tentativas de invasão de quadrilhas ou roubo de informações a partir dos nossos bancos de dados. Eles estão localizados em datas centers classificadas com Tier-3 e localizados em espaços geográficos diferentes, onde estão os backups”, explica.

A empresa também conta com um time qualificado. “Internamente, nosso time é formado por profissionais da segurança da informação, dispositivos de logs, rastreio de operações e históricos com todas as informações relacionadas com qualquer operação que seja realizada por qualquer cidadão do país que utiliza nossos serviços”, aponta o superintendente.

O reconhecimento oficial de 15 anos no mercado se concretizou com a conquista da certificação ISO 27001 (segurança da informação), que coloca a empresa em destaque no mercado de consignação. “Somos uma das 70 empresas do país que possuem essa certificação de garantia de segurança e os nossos clientes, consignatárias, órgãos públicos e servidores podem confiar em nossos serviços e especialmente em nossa preocupação com a segurança dos dados e a melhoria contínua”, afirma Christian.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR