Notícias Corporativas

Brasil está na vanguarda do avanço incessável da sustentabilidade

Permanecem dúvidas sobre quais ações ESG devem ser priorizadas e como esses esforços podem ser melhor comunicados às partes interessadas, afirma o relatório ISG Provider Lens™

Demonstrando liderança, especialmente na esfera regulatória, o Brasil está avançando de forma assertiva em sua agenda de sustentabilidade e ESG, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria tecnológica.

O relatório ISG Provider Lens™ Sustainability and ESG 2023 para o Brasil conclui que as empresas no Brasil são pioneiras na realização de passos importantes para a concretização de uma agenda de transformação ecológica. O Brasil foi o primeiro país do mundo a incorporar padrões globais emitidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) em seu quadro regulatório, um movimento que levou ao aumento da demanda em todo o país por soluções de sustentabilidade, diz o relatório do ISG.

“Os prestadores de serviços estão reconhecendo cada vez mais a importância da sustentabilidade”, disse Andy Miears, diretor, organização adaptativa, do ISG. “Eles têm uma oportunidade sem precedentes de liderar a transição para um futuro mais verde.”

Apesar da popularidade dos temas de sustentabilidade e ESG no Brasil, as empresas continuam inseguras sobre como exatamente cumprir seus compromissos de sustentabilidade e ESG e como fazê-lo de uma forma que tenha uma repercussão positiva entre as partes interessadas, afirma o relatório do ISG.

Embora as classificações ESG tradicionais se concentrem normalmente em facores ambientais, há uma ênfase crescente em fatores sociais e de governaça, como os direitos humanos, as práticas de trabalho e a diversidade dos conselhos de administração, observa o relatório. Isto está levando ao desenvolvimento de novas metodologias de classificação ESG que dão maior peso aos fatores sociais e de governanda, afirma o ISG.

Para este fim, a IA e o ML estão sendo utilizados para desenvolver novas classificações ESG e metodologias de benchmarking que sejam mais precisas e eficientes e que mostrem o potencial para reduzir preconceitos, afirma o relatório do ISG. As classificações ESG padronizadas em todos os setores permitem que as organizações avaliem o seu desempenho de sustentabilidade em relação aos seus pares, afirma o relatório. Ao comparar com os padrões da indústria, as empresas podem identificar áreas de melhoria e estabelecer metas de sustentabilidade, afirma o ISG.

“A conformidade com ESG não é mais uma opção, mas um requisito para operar no ambiente de negócios atual”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “As empresas procuram parceiros estratégicos que possam oferecer soluções e serviços especializados para as ajudar a integrar práticas sustentáveis nas suas operações.”

O relatório também examina a escassez de profissionais qualificados em setores-chave, incluindo estratégia de sustentabilidade, energias renováveis e gestão sustentável de resíduos.

O relatório ISG Provider Lens™ Sustainability and ESG 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 81 fornecedores em cinco quadrantes: Strategy and Enablement Services, Technology Solutions and Implementation Services – IT, Technology Solutions and Implementation Services – OT, Data Platforms and Managed Services e Rating and Benchmarking Services.

O relatório nomeia Accenture, IBM e Wipro como Líderes em quatro quadrantes cada, enquanto Capgemini, Deloitte, EY, PWC e SAP são nomeadas como Líderes em três quadrantes cada. EcoVadis, KPMG, Siemens e WayCarbon são nomeadas Líderes em dois quadrantes cada, enquanto Agrotools, Bain & Company, BCG, Bloomberg, CDP, DEEP, ESG Book, FactSet, ISS ESG, LSEG Data & Analytics, Moody’s ESG, MSCI, S&P Global e Sustainalytics são nomeadas Líderes em um quadrante cada.

Além disso, a Schneider Electric é nomeada como Rising Star — uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em dois quadrantes, enquanto GreenPlat, RepRisk e TIVIT são nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.

O relatório ISG Provider Lens™ Sustainability and ESG 2023 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.

Uma série de pesquisas complementares, os relatórios ISG Provider Lens Archetype, oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.

Sobre o ISG

ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 900 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/

Contato:

Press:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

[email protected]

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Contato: +55 11 98671 5652

[email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR