Notícias Corporativas

Cerca de 15% dos brasileiros podem ter cidadania italiana

Cerca de 15% dos brasileiros podem ter cidadania italiana  Cerca de 15% dos brasileiros podem ter cidadania italiana
Cerca de 15% dos brasileiros podem ter cidadania italiana
Escritório especializado San Pietro já encaminhou 4500 processos

No ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil, um dado surpreende: 30 milhões de brasileiros são ítalo-descendentes, conforme dados da Embaixada Italiana no Brasil, todos aptos para conseguir a cidadania que dá livre acesso para circular dentro da União Europeia.

Para suprir essa demanda surgiu em 2023 a San Pietro: um escritório especializado em reconhecimento de cidadania italiana com sede em Caxias do Sul (RS) e atendimento em todo território brasileiro. 

Com o lema “cidadania italiana ao seu alcance”, a empresa conduz todo o processo referente à busca pela cidadania, facilitando e estimulando o acesso a esse reconhecimento. O escritório realiza uma consultoria completa, desde a pesquisa dos documentos necessários para o reconhecimento da nacionalidade italiana até a finalização do processo, onde os clientes estarão aptos para emitir o tão sonhado passaporte italiano. Também é um compromisso da empresa integrar o cliente à vida italiana, auxiliando os clientes que chegam para residir em solo italiano.

De acordo com a gerente administrativa, Celania Dall’Agnol, há três maneiras de conquistar a cidadania italiana, cada uma com suas particularidades. Entre elas está a Consular, que pode levar até 10 anos para sua finalização; a Administrativa, que leva de 60 a 120 dias e onde o requerente deve residir por um período na Itália; e a Judicial, a mais utilizada por conta de seu custo-benefício, com período de seis meses até dois anos para reconhecimento da cidadania. “Conduzimos o cliente de maneira ampla durante todo o processo, até ele ter sua cidadania em mãos, oferecendo suporte até nos mais pequenos detalhes, com acompanhamento constante e próximo”, resume. 

Ainda, o valor dos processos é diferenciado em cada caso, sendo possível agregar diversos requerentes a um mesmo pedido, por exemplo. “O mais importante é entender que a cidadania italiana é acessível a todos”, aponta Celania. A análise inicial é gratuita, onde a empresa questiona o requerente e, a partir desse atendimento, verifica-se a possibilidade de dar andamento à cidadania. 

A San Pietro teve início com escritórios diretamente na Itália, com presença em Bologna, Roma, Milano e Vicenza. Em 2023, surgiu a necessidade de abrir um espaço também no Brasil, por conta do crescimento nas demandas. Até o momento, a empresa conduziu mais de 4.500 processos de cidadania com êxito. Atualmente, conta com 37 funcionários, entre administração, pesquisa, departamento jurídico e genealogia, entre outros profissionais, além dos colaboradores na Itália.

O nome escolhido para a empresa homenageia São Pedro, símbolo religioso considerado pedra fundamental da Igreja Católica, fazendo relação com a espiritualidade da família fundadora da empresa e, também, à religião mais popular entre os italianos e os imigrantes que chegaram à região. 

A San Pietro também presta assessoria para alcance da cidadania de outros países, como Portugal, por exemplo.

 

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14)