Notícias Corporativas

Gravadoras inovam seus lançamentos musicais com TikTok

Gravadoras inovam seus lançamentos musicais com TikTok
Gravadoras inovam seus lançamentos musicais com TikTok
Do vinil ao digital, transformações digitais impulsionadas pelo TikTok e streaming, destacam a importância da inovação estratégica das gravadoras na promoção e distribuição de músicas.

O mercado fonográfico mundial passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Do vinil chegou-se ao toca-fitas e CDs. Pode-se acrescentar o YouTube, juntamente com as plataformas de streaming e mais recentemente as redes sociais, como TikTok. Esses canais digitais revolucionaram como as pessoas consomem música e também reforçaram o papel estratégico das gravadoras na carreira de seus artistas.

Muitas gravadoras acompanham as modernizações do cenário musical e continuam a desempenhar um papel crucial, atuando como facilitadoras entre os artistas e o público na promoção e distribuição de músicas digitais. 

Analisar tendências e inovar em ações no cenário musical mostra-se importante para estar à frente do mercado. Essas ações visam possibilitar a entrega de soluções e resultados aos assessorados. “Estar em constante atualização, tanto internamente quanto externamente e buscar conhecimento das novas ferramentas e oportunidades que o mercado oferece para estarmos na ‘vitrine digital’, atraindo o público e incentivando a ouvir as músicas que trabalhamos é um dos maores desafios deste momento na música”, de acordo com Nathalia Molina, gerente de marketing da New Music Brasil.

O TikTok emergiu como uma poderosa ferramenta, tornando-se um fenômeno global, com mais de 1,5 bilhões em todo mundo. Só aqui no Brasil são mais de 73 milhões de usuários. 

Analisando a potência da rede social, a New Music Brasil a utiliza estrategicamente junto ao casting da gravadora. “Utilizamos todos os recursos oferecidos pelo aplicativo com intuito de aumentar a quantidade de conteúdo criado com a faixa”, revela. 

O compartilhamento de vídeos curtos, potencializados por de desafios de danças e memes musicais, podem transformar uma música desconhecida em um hit viral em questão de dias. “Estamos sempre antenados no que está em alta e que pode ajudar a alavancar o crescimento do artista”, complementa ela. 

O TikTok não é apenas um grande aliado de cantores consolidados, mas também de quem está iniciando. Entretanto, o aplicativo não faz o trabalho só. Para ganhar destaque e relevância até se tornar viral com o lançamento de uma música, por exemplo, é necessário entender o algoritmo. “Hoje o TikTok está presente em todas as estratégias que montamos. É ferramenta importantíssima para medirmos se a música tem uma boa aceitação do público”, afirma a gerente.

Para promover uma música é preciso planejamento estratégico e investimento, para fazer dessa ação um sucesso. “Em relação às estratégias variam de artista para artista, pois cada um tem um perfil”, comenta Nathália. 

Ainda segundo Nathália, disponibilizar a música no TikTok é o primeiro passo, mas identificar em qual gênero será mais relevante para o cantor é uma análise feita por meio da gravadora e agência de marketing. Trabalhar com influencer digital e propor desafios podem ser outras formas de viralizar a música. 

De acordo com Nathália, o TikTok é uma ferramenta que precisa de constante atualização. É necessário estar ativo e divulgar novos conteúdos regularmente, porque a rede social considera o comportamento do usuário. “O algoritmo analisa as curtidas, compartilhamentos, comentários e tempo gasto assistindo a vídeos. A partir disso,o tipo de conteúdo com o qual o usuário mais interage é o conteúdo que mais receberá”, complementa ela.

Streamings

Uma boa estratégia de conteúdo considera as plataformas que os ouvintes estão inseridos. É fato que a divulgação e descoberta das músicas no TikTok influencia diretamente o desempenho das músicas em plataformas de streaming como o Spotify, Deezer e Apple Music. 

O trabalho em conjunto nos diferentes canais digitais potencializa uma canção virar “hit digital” e ultrapassar fronteiras chegando às rádios, televisão e ainda, outros países.

É impraticável, hoje, lançar uma música sem a divulgar nos streamings. A recente pandemia do Covid-19 que o mundo enfrentou mudou o consumo de informações e entretenimento. De acordo com Nathalia Molina, gerente de marketing da New Music Brasil, é imprescindível que todo artista esteja no digital. “Dizemos que quem não é visto, não é lembrado. Nesse caso é exatamente o que acontece quando o artista não está presente. Até porque o mercado, de modo geral, mede a relevância por conta dos números”, pontua ela.

Sucesso de artistas

O projeto BEM Interior da dupla Brenno e Matheus, assessorada pela New Music Brasil, é um exemplo de case de sucesso, tendo conquistado milhares de fãs na plataforma TikTok no Brasil e no país vizinho Paraguai.

A estratégia foi iniciada na rede social, antes do lançamento oficial da música. “Lançamos o áudio no TikTok uma semana antes e utilizamos o áudio conteúdos”, explica a gerente de marketing da New Music Brasil, Nathalia Molina. A gravadora ainda fez ação com influencers para potencializar o engajamento.

 

O resultado surpreendeu, através dos números. O público recebeu positivamente o projeto, que hoje conta com mais de 80 mil vídeos criados com o áudio no TikTok. Além de mais de 16,7 milhões de visualizações no YouTube e quase 7,3 milhões de plays no Spotify. É sucesso! “E ainda se mantém em crescimento”, declara Nathália.Ultrapassando as fronteiras do Brasil, esse sucesso chegou ao Paraguai e a receptividade foi a mesma. Atualmente, o projeto BEM Interior figura o Top 50 do Brasil e do Paraguai.

New Music Brasil

A gravadora New Music Brasil opera com um portfólio completo. Com cases de sucessos autorais lançados na voz de intérpretes famosos como Gusttavo Lima, Victor e Leo, César Menotti e Fabiano e Luan Santana.

Durante quase 10 anos de história, segundo Eriton Bezerra, CEO da New Music Brasil, a empresa conquistou números surpreendentes para seu portfólio repleto de resultados positivos. “São mais de 10 mil obras em sua editora, além de 200 mil fonogramas e mais de 50 mil produtos audiovisuais licenciados para a gravadora”.

 


BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone