Notícias Corporativas

Presidente sanciona o Dia Nacional da Identidade Civil

Presidente sanciona o Dia Nacional da Identidade Civil
Presidente sanciona o Dia Nacional da Identidade Civil
Iniciativa visa reforçar a importância da identidade legal no Brasil e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em um passo significativo para a cidadania e inclusão social, o Projeto de Lei nº 4517, de 2023, que institui o Dia Nacional da Identidade Civil, foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A data oficial, 16 de setembro, passa a ser dedicada a refletir sobre a importância da identidade legal no Brasil. A medida alinha-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16.9 da ONU, que visa garantir a documentação civil para todos até 2030.

O Instituto Internacional de Identificação (InterID), liderado por Célio Ribeiro, lançou a proposta para a criação do dia, que foi acolhida e defendida pela Deputada Flávia Morais, Coordenadora Geral da Frente Parlamentar Mista para Garantia do Direito à Identidade (FrenID). “A sanção desta lei representa um marco histórico para a cidadania brasileira. O Dia Nacional da Identidade Civil simboliza nosso compromisso com a inclusão e segurança de cada cidadão, fortalecendo o registro civil como um direito fundamental”, comemora Célio Ribeiro, Diretor Presidente do InterID.

A criação desta data oficial fortalece e marca a evolução do projeto de identificação e cidadania do país, que até agora já tem mais de 12 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas, garantindo uma nova era de segurança e inclusão para os brasileiros, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O Dia Nacional da Identidade Civil vem em um momento crucial para o Brasil, país que enfrenta desafios relacionados à desigualdade de acesso a documentos oficiais. A nova data ressalta a urgência de garantir que todos os brasileiros, independentemente de sua localização ou condição social, tenham acesso a uma identidade legal, reforçando o compromisso com a cidadania plena e o desenvolvimento inclusivo. Além disso, o Brasil se posiciona como um dos líderes globais ao adotar políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo direitos fundamentais e justiça social.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR