Notícias Corporativas

Regulamentação de sustentabilidade impulsiona transformação nos relatórios corporativos, conforme nova pesquisa da Workiva

Pesquisa revela empresas que planejam cumprir voluntariamente com a CSRD; profissionais acreditam que o relatório integrado terá um impacto positivo no desempenho

A maioria (81%) das empresas não sujeitasàDiretriz de Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) da União Europeia pretende alinhar parcial ou totalmente suas divulgações de sustentabilidade a seus requisitos, conforme uma pesquisa independente encomendada pela Workiva Inc. (NYSE:WK). Em seu terceiro ano, através da Pesquisa com Profissionais de ESG de 2024 foram entrevistadas mais de 2.000 pessoas envolvidas em relatórios corporativos, incluindo profissionais de finanças e contabilidade, sustentabilidade, risco e auditoria interna na América do Norte, Europa e Ásia.

“A adoção da CSRD foi um momento crucial, marcando a primeira grande regulamentação que exige divulgações financeiras e de sustentabilidade integradas com garantia de terceiros. Agora,àmedida que empresas ao redor do mundo se preparam para seus primeiros relatórios obrigatórios da CSRD em 2025, percebemos o impacto da CSRD se estender muito além daqueles sujeitosàregulamentação”, disse Paul Volpe, Vice-Presidente Sênior de Soluções de Crescimento da Workiva. “A CSRD iniciou uma transformação mundial direcionada a relatórios integrados e garantidos, com os líderes empresariais reconhecendo a demanda do mercado por dados contextuais, transparentes e confiáveis que se alinhem às expectativas das partes interessadas.”

Profissionais que abraçam a mudança apesar dos desafios

Em todas as disciplinas, os entrevistados citam quase unanimemente o cumprimento de novos mandatos como o desafio mais premente enfrentado pelas equipes de relatórios e o volume de requisitos que devem lidar como sua principal preocupação de conformidade. Ainda assim, a maioria dos profissionais também atestam o valor dos relatórios, com 88% concordando que ter um sólido programa de relatórios de ESG daráàsua organização uma vantagem competitiva.

Do mesmo modo, 84% dos entrevistados afirmam que dados financeiros e de sustentabilidade integrados permitem uma melhor tomada de decisão, podendo melhorar o desempenho financeiro de uma empresa, e 88% acreditam que o relatório integrado terá um impacto positivo em criar valor a longo prazo para uma empresa, refletindo sentimentos semelhantes expressos por investidores institucionais na Referência Executiva de 2024 em Relatório Integrado da Workiva. Além disto, 88% dos profissionais concordam que obter garantia sobre os dados de ESG aumenta a probabilidade de uma empresa alcançar suas metas.

“O que me impressionou na Pesquisa com Profissionais de ESG de 2024 é que a regulamentação está servindo como catalisador para a inovação. As empresas vêm aproveitando a oportunidade para aprimorar suas divulgações de sustentabilidade, tornando efetivamente o relatório integrado, o que garante alto padrão em relatórios corporativos”, disse Paul Dickinson, membro do Conselho Consultivo de ESG da Workiva e Presidente Fundador da CDP. “É uma comprovação da adaptabilidade dos profissionaisàmedida que navegamos em uma nova era de transparência corporativa. Contudo, a pesquisa também revelou que, embora a maioria dos entrevistados confie em seus dados, a regulamentação representa barreiras significativas para suas equipes.”

Uma esmagadora maioria de 83% dos entrevistados concordaram que o levantamento de dados precisos para cumprir com requisitos da CSRD será um desafio para sua organização. Estes dados sugerem que os profissionais esperam que a regulamentação aumente a complexidade dos relatórios de sustentabilidade e que os processos do relatório devem amadurecer para atender aos novos requisitos regulatórios.

Transformação dos processos de relatórios em curso

Os profissionais vêm buscando a tecnologia para simplificar processos de relatórios, incluindo adoção de soluções que aproveitem a IA generativa. Mais de oito em cada dez concordam que a IA generativa irá facilitar seu trabalho (82%) e tornar os relatórios de sustentabilidade mais eficientes (85%) nos próximos cinco anos.

A curto prazo, cerca de nove em cada dez profissionais afirmam que suas empresas estão planejando alocar mais orçamentoàtecnologia para iniciativas de sustentabilidade nos próximos três anos (89%), e que estão investindo em tecnologia para aperfeiçoar a cooperação entre as equipes de relatório (92%) . Isto faz sentido, uma vez que 78% dos entrevistados informam agora que três ou mais equipes internas estão envolvidas em processos de relatórios de ESG de suas empresas, acima dos 71% na Pesquisa com Profissionais de ESG de 2023, e que 85% concordam que a integração de processos financeiros, de sustentabilidade e conformidade permite que as pessoas dediquem mais tempo a trabalhos com valor agregado.

Volpe continuou: “A garantia de relatório integrado é mais do que conformidade, é uma necessidade para demonstrar desempenho e valor em um cenário competitivo. Líderes empresariais e suas equipes entendem que esta é uma oportunidade de transformação, a qual exige um sério compromisso, sendo que estão se preparando para investir em relatórios integrados em todas as linhas de negócio, acessíveis a todas as partes interessadas e impulsionados pela inovação.”

Sobre a Pesquisa

A Workiva contratou a Ascend2 para conduzir uma pesquisa internacional independente com 2.204 profissionais de ESG (meio ambiente, social e governança) em março de 2024. Para fins deste relatório, “profissional” é definido como uma pessoa envolvida em relatórios de ESG, incluindo executivos e finanças e profissionais de contabilidade, sustentabilidade, auditoria interna, jurídicos e conformidade. Os entrevistados da pesquisa se situam na América do Norte, Europa e Ásia, sendo empregados de empresas com pelo menos 250 funcionários e US$ 250 milhões em receitas anuais recorrentes. Todos os entrevistados deviam confirmar que contribuem com relatórios de ESG em sua organização para inclusão. Para acessar o relatório completo e a metodologia da pesquisa, acesse workiva.com/2024-ESG-survey.

Sobre a Workiva

A Workiva Inc. (NYSE:WK) tem a missão de impulsionar relatórios transparentes para um mundo melhor. Criamos e fornecemos a plataforma de nuvem líder mundial para relatórios integrados e garantidos para satisfazer as demandas das partes interessadas por ação, transparência e divulgação de dados financeiros e não financeiros. A Workiva oferece a única plataforma SaaS unificada que reúne relatórios financeiros, ambientais, sociais e de governança (ESG), bem como governança, risco e conformidade (GRC) de clientes em uma plataforma controlada, segura e pronta para auditoria. Nossa plataforma simplifica os desafios mais complexos de relatórios e divulgação, ao otimizar processos, conectar dados e equipes, e garantir consistência. Saiba mais em workiva.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Mídia

Rotha Brauntz

Lauren Covello

[email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE


BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone