Destaque Esportes

30º Rally Transparaná chega em Castro nesta quinta-feira

Foto: Dom Fotografia
A chegada do primeiro carro está prevista para as 16h30, no Parque de Exposições Dario Macedo

Os mais de 300 veículos participantes da 30ª edição do Rally Transparaná chegaram nesta quarta-feira (14) a Guarapuava, no Centro-Sul, completando a quarta etapa da competição que está cruzando o Paraná. A largada foi em Guaíra, no Oeste do Estado, no último domingo (11), e depois a caravana passou por Umuarama (Noroeste), Apucarana, no Vale do Ivaí, além de Guarapuava. Nesta quinta (15) será a vez de Castro, Curitiba (dia 16) e o encerramento será em Guaratuba (Litoral), neste sábado (17).

Os competidores partiram nesta quinta-feira (15) do Parque Lacerda Werneck, em Guarapuava, com destino a Castro. A chegada do primeiro carro está prevista para as 16h30, no Parque Dario Macedo. A premiação acontece às 18h30. Na sexta-feira os competidores largam de Castro, às 8h, do Parque Lacustre, com destino ao Armazém Garagem, em Curitiba. No sábado (17), os participantes fazem o último trecho, entre Curitiba e Guaratuba. A largada será às 8 horas, da Academia Militar do Guatupê, em direção à Praça dos Namorados.

Além da chegada, está programado para sábado o Festival da Família de Guaratuba, próximo à Praça dos Namorados. O evento oferecerá diversas atividades esportivas, como vôlei, futebol, peteca, badminton, beach tennis, mini futebol e mini vôlei, conduzidas por acadêmicos de educação física e profissionais da área. Durante a tarde, o público poderá desfrutar de um show da banda Denorex 80.

TRANSPARANÁ

A competição, que é um tradicional evento esportivo no calendário paranaense, tem como objetivo principal mostrar as belezas naturais do Estado, incentivando e promovendo o esporte de aventura e o turismo local. Além disso, o Transparaná promove ações sociais e ambientais, e contribui para movimentar a economia das mais de 114 cidades incluídas no roteiro.

São diversas categorias participantes: Master, Graduado, Turismo e Light para carros 4×4 e Big Trail, Elite, Trail, Feminina e Maxi Trail para motos.

A disputa, que integra os Jogos de Aventura e Natureza (JAN), é uma promoção do Jeep Clube de Curitiba, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes, da Federação Paranaense de Automobilismo, Federação Paranaense de Motociclismo, do Rally PR e da Tração e Emoção.

BASTIDOR

Há 28 anos participando do Rally Transparaná, Wanderlei Hirte completa 12 anos como diretor de prova na edição 2024. Ele comemora a evolução da prova e as etapas já realizadas, todas com sucesso.

“É o maior rally de regularidade do mundo. Antigamente era considerado o maior do Brasil, mas é o maior do mundo”, afirma. “Eu andei aproximadamente 13 mil quilômetros para montar a prova, que tem 2 mil quilômetros. São muitas passadas e conferências procurando caminhos para tentar fazer o povo se perder, esse é o objetivo do diretor de prova, procurar lugares mais difíceis”.

O objetivo dele é chegar na quadragésima edição. “Sou apaixonado pelo Transparaná. Em 1995 eu vi uma reportagem na televisão e meu olho brilhou na hora, aí comecei andando nos rallys de carro, e três anos depois passei para o 4×4. Agora atuo nos bastidores, promovendo essa grande competição nas cidades do Estado”, complementa.

Leia também: Vídeo: agente da PRF é atropelada durante atendimento de acidente no Paraná


AEN

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI