Acontece entre os dias 3 a 5 de julho, com entrada gratuita, a 51ª Expoleite, tradicional feira promovida pela Capal Cooperativa Agroindustrial em Arapoti. Neste ano, o Parque de Exposições contará com duas novas áreas que ampliam o foco técnico da programação e reforçam a diversidade de públicos atendidos pela feira.
“Uma das principais inovações será a área demonstrativa agrícola, com foco nas culturas de inverno com perfil forrageiro. O espaço foi especialmente cultivado para receber os visitantes e servirá como ambiente para palestras exclusivas conduzidas por técnicos da Capal e pesquisadores da Fundação ABC, que irão apresentar as principais cultivares e práticas de manejo. Outra novidade é a área separada exclusivamente para a exposição de maquinário, posicionada estrategicamente ao lado da área demonstrativa. Empresas do setor irão apresentar as inovações em máquinas e implementos, criando um ambiente voltado à atualização tecnológica e geração de negócios”, destaca a cooperativa.
Obras
A cooperativa prossegue com as obras de melhorias iniciadas no ano passado, em um projeto com duração de sete anos para a revitalização total do espaço. A acessibilidade foi uma das prioridades na atual etapa das obras. Valquíria Demarchi, diretora industrial da Capal, comenta que foram construídas novas rampas em todos os acessos do parque, além da pavimentação dos trechos. “A Expoleite é um evento para toda a comunidade, então priorizamos a inclusão e a acessibilidade para recepcionar as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Também investimos na transporte do gramado em caso de tempo instável, por exemplo, para que o público não tenha dificuldade de transitar durante a feira”, diz.
Os galpões onde ficam expostos o gado leiteiro também foram revitalizados. Foram providenciados nos últimos meses a substituição das madeiras, instalação de novos telhados e reforma no piso para garantir o bem-estar dos animais e de seus cuidadores. “Mas optamos por preservar a arquitetura rústica dos galpões porque entendemos que envolve uma questão histórica e cultural na constituição desses espaços, e manter a tradição é um valor que uma cooperativa defende em várias frentes”, explica Valquíria.
A pista de julgamento em que os animais são avaliados recebeu melhorias, como o sistema de condução, obras na cabine de julgamento e nas cercanias que delimitam o espaço.
Na Expoleite 2024, realizada em julho, houve a presença de mais de 20 mil pessoas. Aproximadamente 95 expositores marcaram presença com novidades e lançamentos recentes, desde soluções agrícolas até maquinários modernos.
Veja a programação completa para a 51ª edição:
Com informações da Assessoria
Leia também: Motoristas de transporte de passageiros em Castro apresentam demandas para a gestão municipal