Acontece no dia 7 de junho (sábado), a 8ª Festa da Imigração Holandesa em Arapoti, qual em 2025 também se comemora os 65 anos da chegada das primeiras famílias vindas dos Paixes Baixos ao município. O evento que acontece das 10 às 18 horas, tem patrocínio da Itaipu Binacional.
A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com o historiador e coordenador do Museu Imigrante Holandês (MIH), Osvaldo Carneiro de Matos Neto. Ele disse que a Colônia Holandesa de Arapoti é a que foi fundada mais recentemente entre as três existentes nos Campos Gerais. “O projeto de colonização foi idealizado pelas colônias de Carambeí e Castrolanda em 1957. As primeiras famílias vindas diretamente dos Países Baixos chegaram em Arapoti no dia 9 de junho de 1960. Deste modo, em junho de 2025 celebramos os 65 anos dessa imigração que tem contribuído para a diversidade cultural e o desenvolvimento da agropecuária no Estado do Paraná”. Sobre o museu, Osvaldo detalha que está instalado no antigo edifício da Fábrica de Laticínios, construído pela Cooperativa Central de Laticínios do Paraná, em 1963, para beneficiar a produção leiteira da colônia de Arapoti. “Além desse espaço, o complexo do MIH conta com um Parque Histórico, com réplicas de construções do início da colonização. No total, são mais de 6 espaços expositivos que contam a trajetória da imigração, do cooperativismo e da religião na colônia holandesa de Arapoti”.
Em relação a 8ª Festa da Imigração, Osvaldo destaca que haverá uma vasta programação que vai celebrar o legado cultural da imigração holandesa. “Dentre as atrações estão a praça de alimentação com almoço, comidas típicas e feira gastronômica com produtos locais, apresentações artísticas, peça teatral, concurso literário, jogos infantis, visita guiada pelo museu e muito mais”. Ele conta que a entrada para festa e também no museu, ambos são gratuitos.
Por fim, Osvaldo Carneiro de Matos Neto, comentou sobre a expectativa “que o evento se torne um marco para o município e região, ampliando o acesso à diversidade cultural e fortalecendo os laços entre o museu e a comunidade. É esperado o maior público dentre todas as edições do evento”.
O Museu Imigrante Holandês está localizado na rua Geert Leffers – Arapoti, CEP: 84990-000.
Leia também: Campanhas de combate à violência e abusos contra crianças, adolescentes e pessoas idosas são aprovadas em Castro