Nove escolas de Ponta Grossa estão entre as 300 melhores do Paraná; veja quais
8 escolas de Ponta Grossa entre as melhores do Paraná foram reconhecidas pelo desempenho em alfabetização no prêmio Alfabetiza Juntos.

Nove escolas de Ponta Grossa estão entre as melhores do Paraná e foram reconhecidas pelo desempenho na alfabetização dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. As unidades municipais fazem parte da lista das 300 escolas premiadas pelo Alfabetiza Juntos, iniciativa do Governo do Estado que valoriza os melhores resultados da educação pública paranaense.
A premiação foi realizada nesta segunda-feira (15), durante cerimônia em Curitiba, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, autoridades estaduais, prefeitos, secretários municipais e representantes das instituições de ensino premiadas.
O reconhecimento considera os resultados obtidos na Prova Paraná Mais 2024, avaliados pelo Índice de Desenvolvimento Educacional do Paraná na Alfabetização (IDE-Alfa), indicador que integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep).
ESCOLAS PREMIADAS EM PONTA GROSSA
As nove unidades municipais reconhecidas representam diferentes regiões de Ponta Grossa, demonstrando os resultados alcançados pela rede municipal de ensino.
Confira as escolas premiadas:
- Escola Municipal Professor Aristeu Costa Pinto – Ronda
- Escola Municipal Professor Theodoro Batista Rosas – Oficinas
- Escola Municipal Professor Eloy Avrechack – Itaiacoca
- Escola Municipal São Jorge – Nova Rússia
- Escola Municipal Humberto Cordeiro – Oficinas
- Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida Cesar – Olarias
- Escola Municipal Professora Otacília Hasselmann de Oliveira – Uvaranas
- Escola Municipal Professor Nelson Pereira Jorge – Nova Rússia
- Escola Municipal Felicio Francisquiny – Chapada
As instituições receberam reconhecimento pelo desempenho dos estudantes na alfabetização e pelos avanços registrados nos indicadores educacionais.
RESULTADOS NA ALFABETIZAÇÃO
As escolas vencedoras do prêmio Alfabetiza Juntos receberam, simbolicamente, kits tecnológicos compostos por 30 Chromebooks e 30 headsets, além de placas de reconhecimento pelos resultados alcançados.
Durante a cerimônia, o governador Ratinho Junior destacou que os avanços na educação começam ainda nos primeiros anos escolares. “Uma educação de qualidade começa no ensino infantil, área em que estamos investindo na construção de mais de 400 creches, passa pelos anos iniciais do ensino fundamental, com o Estado sendo parceiro dos municípios para que os estudantes cheguem à rede estadual preparadas para os próximos níveis de aprendizagem”, afirmou.
Segundo o Governo do Paraná, o Estado chegou ao índice de 80% das crianças alfabetizadas na idade correta ao final do 2º ano do ensino fundamental, avanço de 10 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que o trabalho conjunto entre Estado e municípios busca fortalecer a aprendizagem desde os primeiros anos. “Temos um compromisso com os municípios para garantir a alfabetização das crianças, que no futuro serão estudantes da rede estadual”, afirmou.























