Brasil Paraná

Segundo maior remanescente da Mata Atlântica do País, Paraná é um dos estados que mais protege o bioma

Com 99% de seu território dentro da Mata Atlântica, o Paraná é o segundo estado com a maior área remanescente do bioma no País. 
Ações práticas do Governo do Estado, que vão desde a distribuição de mudas de espécie nativas, reforço na fiscalização a projetos de economia sustentável, garantem a preservação da floresta, que é uma das mais diversas do planeta. 
A área, conhecida como Grande Reserva Mata Atlântica, é o maior e mais bem conservado remanescente do bioma no Brasil, com cerca de 28% da área total legalmente protegida e diversas Unidades de Conservação que correspondem a mais de 470 mil hectares. 
Iniciativas
Iniciativas como o Paraná Mais Verde, que incentiva o plantio e distribuição de mudas de árvores nativas em todo o Estado, auxiliam na recomposição florestal da Mata Atlântica, além de valorizar a arborização urbana e rural. 
Desde 2019, foram distribuídas 5,5 milhões de mudas, o que equivale a uma área em restauração de 3,3 mil hectares ou 3,3 mil campos de futebol. 
As plantas nativas são oriundas dos 19 viveiros mantidos pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), que produzem, por ano, 3 milhões de mudas de 100 espécies, incluindo as ameaçadas de extinção. 
Através do Rio Vivo, cerca de 2,6 milhões de alevinos foram soltos nos rios, com o objetivo de proteger a fauna silvestre e o ambiente natural contra espécies invasoras. 
A iniciativa é desenvolvida desenvolvido em parceria com as prefeituras e também promove ações de educação ambiental para crianças de escolas municipais e estaduais, além do equilíbrio no ecossistema dos animais aquáticos. 
Estado também mantém convênios com grupos de montanhistas para ajudar a combater incêndios em parques estaduais, além de ações de educação ambiental para quem utiliza as unidades de conservação para o lazer. Para combater incêndios e desmatamentos ilícitos, o processo de fiscalização ambiental ganhou reforços tecnológicos no Estado, com a implantação de sistemas de georreferenciamento, que tornaram as análises dos técnicos IAT mais rápidas e precisas. 
IAT viabilizou, ainda, de maneira organizada e periódica, a realização de forças-tarefas para identificar crimes contra o meio ambiente, como desmatamentos, pesca ilegal, embargos a licenciamentos ambientais. 
Outro avanço foi o convênio firmado em 2019 com o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMoa), que permite o sobrevoo em áreas de difícil acesso e facilita a identificação de crimes como desmatamento com maior facilidade. 
Geração de renda 

Para a população que vive em áreas remanescentes da Mata Atlântica também é foco de políticas públicas, seja através do incentivo ao ecoturismo ou pelo cultivo de alimentos de forma sustentável. 

Um exemplo é o Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), desenvolvido pela Invest Paraná para fomentar as cadeias de valor e abrir mercados a produtos típicos paranaenses, produzidos de forma sustentável e de maneira tradicional.
O município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, também é contemplado pelo programa, que atua na transição da agricultura convencional para negócios sustentáveis na região da bacia do Rio Miringuava. 
Eles recebem formação e projetos de extensão rural para produzir alimentos de forma sustentável, com boas práticas que visam à conservação do solo e da água, além de agregar valor à produção e estimular o empreendedorismo entre os produtores rurais.

Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI