Coluna

Por que abril Verde?, por Rafael Mansani e José Leal

Nesse dia, são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Nesse dia, são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. O que era um dia de luto pela morte, transformou-se em um dia de luta pela vida – uma data pela defesa do trabalho decente, mais seguro e saudável. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/05.

Neste mês, em especial considerado o “abril Verde” que é a cor da Segurança do Trabalho, destacamos a importância de se subsidiar o desenvolvimento, monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, bem como informar o combate a irregularidades no meio ambiente do trabalho.

Nesse sentido, as empresas devem continuar seguindo o aprender a aprender, que representa a aprendizagem essencial “que permanece”, independente do conteúdo. O processo de procurar, obter informações e recursos para resolver problemas, em diversas fontes, com outras pessoas e aproveitando a própria experiência constitui a mola mestra de mudanças comportamentais de todos os níveis dos trabalhadores na organização.

Conscientização é a percepção da significação da tarefa, ou seja, conhecer o grau em que a tarefa gera um impacto substancial sobre as vidas ou trabalhos de outras, na organização ou no ambiente externo. Uma equipe tem que saber a razão de sua existência, para que faz o que faz, não apenas o que tem que fazer.

Rafael Gustavo Mansani

Por que abril Verde?, por Rafael Mansani e José Leal

Engenheiro Civil, pós graduado em Gestão Pública, Mestrando em Eng. De Produção e Segurança do trabalho.

José Aparecido Leal

Por que abril Verde?, por Rafael Mansani e José Leal

Engenheiro civil; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Pós-Graduado em: Eng. Sanitária e Ambiental; MBA de Gestão de Eng. de Segurança do Trabalho; Ergonomia; Administração Aplicada à Segurança do Trabalho.

Leia também: Abril Verde: prevenção, segurança e saúde no trabalho, por Rafael Mansani e José Leal


Rafael Mansani e José Leal

Rafael Mansani e José Leal

Rafael Mansani - Engenheiro Civil e de Segurança do trabalho, pós graduado em Gestão Pública, Mestrando em Eng. De Produção. Diretor Executivo do IPLAN-PMPG.
José Leal - Engenheiro civil; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Pós-Graduado em: Eng. Sanitária e Ambiental; MBA de Gestão de Eng. de Segurança do Trabalho; Ergonomia; Administração Aplicada à Segurança do Trabalho.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Agenda Cultural (outubro de 2024) Delegada Claudia Kruger fala sobre prisão de Guia Espiritual em PG Prefeita de Carambei avalia seu mandato Desafios de Piraí do Sul Gastos na campanha eleitoral em Ponta Grossa Influência do Joce Nova eleição em PG