No final da manhã desta terça-feira (18), o delegado de Tibagi, Dr. Jonas Avelar, divulgou um vídeo dando detalhes do caso do desaparecimento da adolescente Isis Vitória Mizerski, de 17 anos, na cidade de Tibagi.
Marcos Vagner de Souza, de 30 anos, se apresentou ontem (17), juntamente com seu advogado, na delegacia de Francisco Beltrão, cerca de 440 km de distância de Tibagi. O Delegado Jonas Avelar informou que ele será ouvido e permanecerá preso e que pode ser encaminhado pelo Depen para a cadeia de Telêmaco Borba.
O delegado relatou que a jovem saiu de sua residência para se encontrar com Marcos com o intuito de comunicar sobre uma gravidez. Desde então, Isis está desaparecida. O encontro ocorreu na Rua Desembargador Mercedes Júnior, atrás do cemitério da cidade de Tibagi.
A Polícia Civil de Tibagi, ao tomar conhecimento do desaparecimento, instaurou um inquérito para apurar a situação. Foi imediatamente solicitada a quebra de sigilo do celular da adolescente para tentar rastrear seu último contato. A última comunicação de Isis foi às 18 horas, quando enviou uma localização para sua mãe via WhatsApp, indicando o local aproximado na BR 340, na saída de Tibagi.
Na mesma data, a polícia ouviu testemunhas e coletou imagens de câmeras de segurança da localidade, onde Marcos foi visto com a adolescente. Um fato que chamou a atenção foi a mensagem de localização enviada por Isis às 18h17, que foi apagada logo em seguida, levantando suspeitas de que ela poderia estar pedindo socorro.
Com a quebra do sigilo do celular, a polícia conseguiu detectar a localização do celular de Isis em Telêmaco Borba, próximo à estrada Mandaçaia. Buscas foram realizadas no sábado e domingo seguintes, envolvendo a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, além de cães farejadores e drones. No entanto, a área é extensa e de difícil acesso, e a adolescente não foi encontrada.
Outro ponto relevante nas investigações foi a presença de Marcos na mesma localidade nos dias 7 e 8 de junho. Diligências adicionais foram realizadas, resultando na apreensão de três celulares, um notebook, uma pistola 380 e munições na casa de Marcos, além do veículo utilizado no encontro. O carro foi encaminhado para perícia.
Marcos foi interrogado e confirmou o encontro com Isis, mas afirmou tê-la deixado na Vila São José, próximo à rodovia, alegando não poder entrar na vila devido a desavenças locais. Imagens de segurança mostraram que Marcos demorou cerca de uma hora para retornar ao local, fato que também levantou suspeitas.
Com base nesses indícios, foi pedida a prisão temporária de Marcos, decretada pela Vara Criminal de Tibagi. No entanto, Marcos não foi localizado de imediato. Na noite de ontem, seu advogado o apresentou na cidade de Francisco Beltrão, onde foi cumprido o mandado de prisão temporária.
A polícia continua realizando diligências para localizar Isis Vitória, mapeando possíveis locais onde ela possa estar. A comunidade de Tibagi segue apreensiva e espera por notícias da adolescente.
Relembre o caso:
- Família de Tibagi procura por jovem desaparecida desde quinta-feira (06)
- Suspeito é procurado pelo desaparecimento da adolescente de 17 anos em Tibagi
- Bombeiros fazem buscas por jovem desaparecida em Tibagi
- Suspeito de desaparecimento de jovem em Tibagi se entrega à polícia
Assista ao relato do delegado Dr. Jonas Avelar sobre o caso: